Corumbá abre na próxima segunda-feira, 04 de agosto, mais uma etapa do Programa Escolas Intelectuais de Fronteira (PEIF), uma iniciativa promovida pelo Ministério da Educação do Brasil em parceria com órgãos educacionais dos países vizinhos, é coordenada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) com apoio da Prefeitura Municipal.
A solenidade está marcada para as 19 horas, no auditório do SESC Corumbá, na rua Domingos Sahib, 570, no Porto Geral. Marca o início das atividades de formação e qualificação complementar para professores da educação básica, integrantes de escolas pertencentes à faixa de de fronteira de Corumbá com Puerto Quijarro, na Bolívia.
As ações serão desenvolvidas em parceria pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Secretaria de Educação de Corumbá e pelas instituições bolivianas do setor educacional, promovendo assim a integração fronteiriça por meio de cursos, seminários e palestras, cujo foco é a educação intelectual nos contextos multilíngues ou bilíngues.
A ação, denominada de ‘Formação Continuada’, será ministrada por docentes qualificados envolvidos no programa. Prioriza a potencialização do trabalho pedagógico dos profissionais da educação básica em busca de melhores condições e qualidade profissional.
O programa propõe também ações que promovam a integração regional por meio da educação intercultural, considerando a vivencia e experiências da fronteira para a ampliação das oportunidades do aprendizado das línguas portuguesa e espanhola.