Sistema vai permitir agendamento de consultas médicas por telefone

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria de Saúde, já está fazendo uso de uma importante ferramenta para melhorar os serviços de saúde pública na cidade. Trata-se do Fly Saúde, que permitirá ao usuário acompanhar agendamentos de consultas com apoio de seu próprio telefone celular, por meio de um torpedo comunicando a data, hora e a unidade de saúde.

 

 

O sistema foi implantado justamente para facilitar o atendimento, evitando filas, inclusive. No entanto, para que o programa tenha total sucesso, é necessário que os usuários, quando se dirigir a uma unidade para consultas, atualize seus dados cadastrais, para facilitar o recebimento das mensagens de agendamento do serviços necessários.

 

 

O sistema entrou em funcionamento nessa quinta-feira, 17, e uma das primeiras a receber a mensagem foi Elaine Soares Vieira, que está no 5º mês de gestação. Sua consulta estava marcada para as 11 horas, no Centro de Saúde da Mulher. Ela confirmou que recebeu a mensagem, mas pensou tratar-se de um trote e não compareceu.

 

 

De acordo com integrantes da Betha Sistemas, responsável pela implantação do serviço na cidade, para que seja, de fato, eficaz para a população corumbaense, é necessário que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), atualizem seus dados, o que pode ser feito quando o paciente se dirigir a uma unidade de saúde.

 

 

O sistema já foi implantado em 600 cidades brasileiras, 30 só no Mato Grosso do Sul (Corumbá é a 31ª). Foi desenvolvido por Fábio Crispin, coordenador de Desenvolvimento da Betha Sistemas.

 

 

Fábio Crispim informou que o Fly Saúde é uma ferramenta totalmente Web, desenvolvida para facilitar a regulação, o controle e avaliação dos serviços de saúde prestados. Segundo ele, trata-se de uma tecnologia que vai permitir a Corumbá, ter um melhor planejamento em saúde, oferecendo ao gestor uma visão completa e integrada do SUS.

 

 

Entre as muitas vantagens do sistema, está a informação sobre retiradas de medicamentos, controle de estoques, exames marcados e realizados, atendimento ambulatoriais e todo o histórico de passagem dos pacientes pelas unidades de saúde.

 

 

O novo procedimento faz parte de um compromisso do prefeito Paulo Duarte, com o objetivo de acabar com as filas de espera por atendimentos na rede pública de saúde.

Skip to content