Dia Mundial da Saúde é comemorado com ações no Arthur Marinho

Com palestras, avaliação física, aferição de pressão arterial e alongamento, o Dia Nacional da Saúde foi comemorado em Corumbá com atividades na Academia da Saúde do bairro Arthur Marinho.

 

“Essas datas são importantes para a reflexão, pois a saúde não é uma preocupação apenas com uma correta alimentação e exercícios físicos. Envolve minha postura, se eu estou feliz. O mais legal é essa oportunidade, esse acesso que as pessoas estão tendo com as Academias de Saúde em Corumbá porque estamos observando a demanda que é grande”, disse a vice-prefeita e diretora-presidente da Fundação de Cultura de Corumbá, Márcia Rolon, que também participou das atividades.

 

“Às vezes, as pessoas estão preocupadas com o dia-a-dia, com o trabalho, mas elas tem que tirar, no mínimo, uma hora por dia para uma atividade física durante três vezes na semana. A prevenção é tudo. São vários lugares da cidade, acesso que não há desculpa para as pessoas não ficarem bem”, falou Rolon ao comentar sobre os investimentos que a Prefeitura Municipal tem feito em toda a cidade com a implantação de academias de saúde e ao ar livre.

 

Aos 62 anos de idade, o senhor Nilton Pereira resolveu mudar os hábitos de vida, após sofrer um grande golpe em sua saúde. O idoso teve um AVC (acidente vascular cerebral) no final deste mês de abril e, agora se recupera participando de atividades na Academia da Saúde.

 

“Fiquei sabendo que inauguraram recentemente este espaço e resolvi vir aqui, buscar melhorar com o acompanhamento que a gente tem com uma equipe preparada e que pode nos orientar da melhor forma possível”, afirmou o senhor que esteve no local juntamente com a esposa.

 

“Agradeço o prefeito Paulo Duarte por essa Academia, pelo o que ele tem feito por nossa cidade. Muitos dizem que é obrigação, mas acredito que depende também da vontade política”, observou Cristina Vilalva Pereira.

 

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Doenças e Agravos Não Transmissíveis,  Lielza Molina, explicou que a Academia de Saúde atua em três vertentes de forma contínua, visando proporcionar a Saúde em seu aspecto global para os frequentadores do local.

 

Equilíbrio físico, mental e social. A promoção da Saúde só conseguimos a longo prazo, ela tem que ser contínua e com o apoio de demais setores como o Esporte, a Cultura, a Educação, a Assistência”, explicou ao lembrar do desenvolvimento de práticas artísticas e culturais no mesmo espaço.

 

A Academia da Saúde do Bairro Arthur Marinho é um espaço de vivência com estrutura de apoio; área com equipamentos (barra horizontal, espaldar, bancos, prancha para exercícios abdominal, barras assimétricas e barras marinheiro); e espaço multiuso; deposito; sanitários masculino e feminino adaptados; além de área de acessos, circulação e paisagismo. Conta com 312 metros quadrados de área. No local foram aplicados recursos oriundos do Governo Federal e do Município.

 

Além de moradores do Arthur Marinho, estão cadastrados em atividades do espaço, moradores dos bairros vizinhos: Generoso, Dom Bosco, Aeroporto e Cervejaria. 

Skip to content