Prefeitura conclui pavimentação de quatro alamedas com lajotas sextavadas

Programa lançado no final do primeiro semestre pelo prefeito Paulo Duarte, a pavimentação em lajotas sextavadas já está sendo celebrada por comunidades de três regiões da cidade: Dom Bosco, Aeroporto e Guanã. Das 32 alamedas previstas, quatro já foram concluídas e, hoje, os serviços estão concentrados em mais duas vias públicas localizadas no Dom Bosco e Guanã.

 

O programa está sendo executado com recursos próprios do Município, provenientes dos impostos que a população paga. Na Alameda Catarina A. Carneiro, esta benfeitoria era uma antiga reivindicação da comunidade, conforme testemunhou a dona de casa Newlinda Daltro, na época em que os serviços foram iniciados. Segundo ela, o principal problema era o barro em períodos de chuva.

 

Ela e o esposo, Epaminondas Daltro, se encontraram com o prefeito Paulo Duarte no início das obras e observou que, durante os 46 anos residindo no local, o “maior problema era a lama durante as chuvas”.

 

Hoje, com o pavimento concluído, dona Newlinda comemora. “Melhorou 100%. Está tudo em arrumadinho e bonito”, comentou. O filho, Daltro Epaminondas Junior, também gostou do serviço executado. Para ele, ficou bem melhor a região onde reside quando está na cidade. É que hoje, ele divide sua vida entre Corumbá e Dourados.

 

Uma preocupação agora é em relação às calçadas. A construção cabe aos próprios moradores. Mas, para o casal Daltro e Newlinda, isto já não é mais problema. Em frente à residência já existia calçada, mas com o pavimento, ficou um trecho de terra. “Pensei em fazer um pequeno jardim, mas acabei optando por calçar tudo, com cimento”, concluiu.

 

Duas frentes

 

Os serviços estão sendo executados em duas frentes atendendo as regiões norte e sul. Nesta primeira etapa a Prefeitura está implantando 28.786,86 metros quadrados de pavimento, além de 8.361,20 metros de drenagem superficial.

 

Na região norte, as obras contemplam 12 alamedas localizadas nos bairros Dom Bosco, Generoso, Cervejaria, Universitário e Centro da Cidade. São 11.396,86 metros quadrados de pavimento, além de 3.336,60 metros de drenagem superficial.

 

Na região sul – parte alta da cidade – estão sendo atendidas 20 alamedas localizadas nos bairros Centro América, Aeroporto, Nova Corumbá, Popular Nova, Nossa Senhora de Fátima, Guanã, Guarani e Guaicurus. Serão 17.390,11 metros quadrados de pavimento, e 5.024,60 metros de drenagem superficial.

 

Início das obras

 

As obras foram iniciadas em julho pelas alamedas Catarina A. Cunha, no setor norte, e Carneiro, no setor sul, as duas já concluídas. Hoje, no setor norte, os serviços estão concentrados na Alameda Antônio Avelino Amaral, entre as ruas Cuiabá e América, no mesmo bairro.

 

A previsão é atender em seguida as alamedas Militar com saída para a Rua Cuiabá; Ana Rosa, entre Marechal Floriano e Alan Kardec, e Paiaguás, entre Alan Kardec e República da Bolívia, e a Rua América, entre José Fragelli e Marechal Deodoro, todas no Bairro Dom Bosco.

 

Na região do sul, após atender a Carneiro, no Bairro Aeroporto, já na divisa com a Popular Nova, uma antiga reinvindicação dos moradores, a equipe foi deslocada para a região do Guanã e o pavimento está sendo implantando em três alamedas ainda sem nomes nos setores 13, quadra d, 177; 13, quadra d, 178, e 13, quadra d, 180, todas entre a José Fragelli e Cyríaco de Toledo, no Guanã.

 

Duas já estão executadas e concluindo a terceira, os trabalhadores vão para a alameda Sebastião Lopes Morrone, entre a José Maciel de Barros e João B. Couto, também no Guanã.

 

Outras regiões

 

O programa prevê ainda, nesta primeira etapa, a execução de pavimentação em lajotas sextavadas das alamedas Santo Antônio com saída para a Antônio João; Satélite, entre as ruas Albuquerque e Barão do Melgaço; Eriberto, entre a Albuquerque e Barão do Melgaço, e Vera Cruz, entre as ruas Albuquerque e Barão do Melgaço, todas no centro.

 

Alameda Laranjeiras, entre as ruas Alan Kardec e Marechal Floriano, no Bairro Generoso, e a Rua Delamare, entre a 21 de Setembro e Luiz Feitosa Rodrigues, no Bairro da Cervejaria.

 

Na parte alta da cidade, o programa vai contemplar também as alamedas Tavares, entre a Alameda 17 BC e Geraldino Maciel de Barros, no Centro América; Baracati, entre a José Fragelli e Cyríaco de Toledo, no Aeroporto; das Garças, entre a Marechal Deodoro e Marechal Floriano, na Nova Corumbá

 

Vai atender também as comunidades das alamedas Virgínia, entre a Major Gama e Firmo de Matos; Felicidade, entre a Marechal Deodoro e José Fragelli; Roberto A. Dobes, entre a 21 de Setembro e Luiz Feitosa Rodrigues; Santo Antônio, quadra 01, entre a Paraná e Minas Gerais, na Popular Nova.

 

Ainda na Popular Nova serão atendidas as alamedas Edna, entre a Major Gama e Firmo de Matos; Minas Gerais, entre a Major Gama e Firmo de Matos, e a alameda Tereza, entre a Major Gama e Firmo de Matos.

 

Alameda 13 de Junho, entre a Firmo de Matos e Rua Luiz Feitosa Rodrigues, e Beirute com saída para a Duque de Caxias, no Bairro Nossa Senhora de Fátima; Horizonte, entre a Edu Rocha e 21 de Setembro, e Vereador Jeová Assumpção, entre a Edu Rocha e 21 de Setembro, no Guaicurus. No Guarani será pavimentada a Rua Piauí, entre a Cyríaco de Toledo e Edu Rocha.

Skip to content