Prefeitura inicia segundo mutirão de catarata na próxima segunda-feira

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria de Saúde, inicia na segunda-feira, 01 de setembro, o segundo mutirão da catarata para aquelas pessoas que passaram pela cirurgia em 2013. A ação vai até o dia 10 e acontece na Santa Casa de Corumbá.

 

Conforme a secretária de Saúde Dinaci Ranzi, na segunda, terça e quarta, os pacientes atendidos no ano passado, poderão procurar o Sindicato Rural de Corumbá, localizado na Avenida General Rondon, 1033, das 07 às 11 horas e das 13 às 17 horas, para a triagem. Todos devem estar munidos do RG (Registro Geral), Cartão SUS e um acompanhante.

 

A triagem será feita pela equipe de médicos especializados de Bauru. “Será a mesma equipe do mutirão passado, devido ao bom atendimento que foi realizado por esses profissionais, que apontou uma incidência de 95% de satisfação nos atendimentos realizados”, explicou.

 

Dinaci explicou que serão passarão pela triagem as 600 pessoas que participaram do mutirão em 2013, e que o processo vai apontar as 160 pessoas que passarão pela cirurgia de catarata, além de 36 pterígios. “Quem não passar pelos dois procedimentos agora, serão atendidos nos outros dois mutirões já programados, um deles já marcado para novembro, para eu possamos atingir a meta do Ministério da Saúde que é eliminar a catarata da macrorregião de Corumbá”, concluiu Dinaci.

 

Por dia serão atendidos 200 pacientes n o processo de triagem. Já os procedimentos clínicos estão marcados para os dias 04, 05, 06 e 07 de setembro, com uma média de 40 por dia, totalizando 160 procedimentos. Já os procedimentos de pterígios acontecem nos dia 08, 09 e 10 de setembro, 12 procedimentos por dia, com prioridade para pacientes que também tem cataratas. Todos devem estar com acompanhantes.

 

Durante a triagem, os pacientes receberão um documento de identificação com informações do local, data e horário da cirurgia, juntamente com as recomendações necessárias. O pós-operatório será realizado de acordo com as datas dos procedimentos, com prazo mínimo de 24 horas. As consultas acontecem após 15 e 40 dias da cirurgia.

 

A catarata é uma patologia dos olhos que consiste na opacidade parcial ou total do cristalino ou de sua cápsula. Pode ser desencadeada por vários fatores, como traumatismo, idade, diabetes mellitus, uveites, uso de medicamentos etc. Tipicamente apresenta-se como embaçamento visual progressivo que pode levar à cegueira ou visão subnormal.

Skip to content