Aniversário de Corumbá será celebrado com intensa programação até dezembro

Corumbá comemora seus 236 anos de fundação com uma intensa programação contemplando os setores da cultura, turismo, social, saúde, educação, esporte e lazer, bem como de obras. O anúncio foi feito na noite dessa sexta-feira, 05, pelo prefeito Paulo Duarte, durante ato realizado no auditório do Sesc Corumbá (Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gómez), oportunidade em que o Chefe do Executivo corumbaense anunciou também uma série de serviços e obras que serão entregues à população até o final do ano.

 

A programação em comemoração aos 236 anos foi aberta no dia 02 de setembro, com hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado e de Corumbá, no Paço Municipal, e uma apresentação da banda de percussão da Escola Municipal Izabel Correa, vencedora do XIV Com curso de Fanfarras de Corumbá em 2013.

 

O próprio ato de ontem integrou a programação que tem sequência no domingo, 07, com o 2º Grande Prêmio Corumbá de Mountain Bike, válido também pela quarta etapa do campeonato estadual. A largada será às 08 horas, e acontece no parque Marina Gattass.

 

Para este domingo, a programação reserva ainda às 09h30, a cerimonia de hasteamento da Bandeira do Brasil, ato que integrada as comemorações dos 192 anos de Independência do Brasil. A solenidade será na Praça da Independência e, em seguida, as 10 horas, acontece o desfile de 7 de setembro, na avenida General Rondon. O dia será encerrado com a tradicional quermesse da APAE, a partir das 10 horas, na Praça da Independência.

 

A programação segue na próxima terça-feira, às 09h30, com a entrega da obra de reforma da extensão da escola Municipal Isabel Correa – Unidade Educacional Madre Clare Ricci, localizada no Bairro Nossa Senhora de Fátima. Os serviços estão sendo executados em parceria com a Marinha do Brasil, por meio do 6º Distrito Naval.

 

Zona Rural

 

A população da zona rural também está sendo contemplada pela Prefeitura. Na quarta-feira, 10, às 09 horas, o prefeito Paulo Duarte entrega as obras de reforma e ampliação da Unidade de Saúde Rural Taquaral, no Assentamento Taquaral.

 

Já na sexta-feira, 12, será a vez da comunidade do Distrito de Albuquerque e região celebrar os 236 anos. Será com uma Noite de Seresta, a partir das 19 horas.

 

Neste mesmo dia, na área urbana, acontece o lançamento do Projeto Escola Extrema e do site do Pantanal Extremo. O projeto vai permitir integrar a comunidade escolar e toda a cidade na competição que acontece em novembro.

 

Para sábado, 13 de setembro, a programação prevê a 4ª edição do Percutindo Arte e o Juventude na Praça Especial. Será a partir das 17 horas, na Concha Acústica do Porto Geral de Corumbá.

 

No dia 14, domingo, logo cedo, a quinta etapa do Circuito Corumbá de Corrida de Rua. A largada acontece às 08 horas, na Praça Generoso Ponce, mesmo local de chegada.

 

A semana do aniversário será aberta com um encontro com microempreendedores individuais (MEIs). No dia 15, segunda-feira, o prefeito Paulo Duarte participa de um café da manhã com um grupo de microempreendedores, a partir das 08 horas, no auditório da Prefeitura, no Paço Municipal.

 

Na terça-feira, 16, a Prefeitura faz a entrega da reforma da Casa de Acolhimento Adiles de Figueiredo, no Jardim dos Estados, às 09 horas.

 

Festival Estudantil

 

Na quarta, 17, acontece a abertura do Festival Estudantil da Canção de Corumbá. Será às 19 horas, no Ginásio do Corumbaense Futebol Clube. O FECC terá sequência na quinta, 18, e sexta, 19, com a grande final, também no Corumbaense, sempre a partir das 19 horas.

 

Também na sexta, 19, está programada a entrega da construção da quadra de esportes do Colégio Imaculada Conceição – Geniquinho, no Bairro Aeroporto, às 08h30. Às 10h30, entrega de veículos para o Asilo São José, na sede do asilo, na Rua Colombo, esquina com a Antônio Maria Coelho.

 

No dia 20 de setembro, véspera do aniversário, a Prefeitura faz o lançamento do Programa “Nosso Talento”, às 08 horas, no Círculo Militar. Também neste dia, às 18 horas, abertura do Campeonato Estadual de Futebol Profissional de MS, com o jogo entre o Corumbaense e Operário, no Arthur Marinho.

 

Desfile e show com Almir

 

O 21 de setembro, domingo, dia em que a cidade comemora seus 236 anos, a programação prevê o desfile cívico militar às 16 horas, na Avenida General Rondon; quermesse da Santa Casa de Corumbá, também a partir das 16 horas, no mesmo local, e um grande show musical a partir das 21 horas, na estrutura que será montada na Praça Generoso Ponce, com Almir Sater.

 

No dia 22, uma segunda, a programação prevê a entrega da obra de ampliação da Unidade Básica de Saúde Gastão de Oliveira, no Bairro Maria Leite, às 08h30, e a nova Unidade Básica de Saúde Luís Fragelli, no Bairro Universitário (Avenida Barão do Rio Branco), às 10h30. O dia será encerrado com a Marcha para Jesus e um show musical com David Quinian, às 20º horas, na Praça Generoso Ponce.

 

No dia 25, quinta-feira, o prefeito faz a entrega do novo Centro de Educação Infantil do Vitória Régia, denominado de Professora Eunice Ajala Rocha. Será às 09 horas. Nesta mesma data, às 19 horas, acontece a entrega do Prêmio Olhar Global, Pensar Local, na Associação Comercial e Empresarial de Corumbá.

 

Na sexta, 26, entrega das obras de recapeamento de vias públicas urbanas na Rua Cyríaco Félix de Toledo, e da nova iluminação. Será as 09 horas, próximo à Escola Municipal Clio Proença, no Guanã.

 

Pedro de Medeiros

 

No sábado, 27, o prefeito Paulo Duarte faz a entrega da obra de pavimentação, sinalização e iluminação da Rua Pedro de Medeiros, no bairro da Popular Velha, às 17 horas. O ato será próximo ao Mercado Popular. Após a entrega, a população terá uma Noite de Seresta para celebrar o aniversário da cidade e também da benfeitoria recebida.

 

No domingo, 28, acontece o evento Negra Corumbá, a partir das 17 horas, na Concha Acústica do Porto Geral.

 

Na segunda, 29, entrega da obra de pavimentação da Rua Pará, entre a José Fragelli e Marechal Deodoro, e do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) que está em fase final de construção n o Jardim dos Estados. O ato está marcado para às 09 horas.

 

Na terça-feira, 30, às 08 horas, entrega dos mobiliários e uniformes do Serviço de Atendimento Móvel e Urgência e Emergência (SAMU).

 

Poliesportivo

 

As comemorações do aniversário de Corumbá entram no mês de outubro com a entrega da reforma do Complexo Poliesportivo Lucílio de Medeiros; entrega das obras de recuperação do prédio do antigo Hotel Galileo e exposição dos Projetos do PAC das Cidades Históricas da Cidade de Corumbá, no Galileo.

 

De 09 a 11 de outubro, acontece a 1ª Feira Literária do Pantanal, um evento organizado pela Prefeitura, Sesc Corumbá e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus Pantanal. A abertura será dia 09, às 08 horas, no Sesc Corumbá.

 

No dia 17 de outubro, implantação do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, o Centro Pop.

 

No dia 24 de outubro, uma sexta-feira, entrega da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA 24 Horas), do Bairro Guató. Também nesta data, serão entregues as obras de drenagem e pavimentação no Bairro Guarani.

Skip to content