Corumbá inicia Semana Nacional do Trânsito com carreata, blitz e simulação de acidente

A cena chamou atenção de quem passou por um dos principais cruzamentos da área central de Corumbá: uma mulher ferida caída ao chão recebendo os primeiros-socorros da equipe do SAMU e um condutor sendo abordado pela Polícia Militar. Foi dessa forma que a Prefeitura Municipal de Corumbá, por meio da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), iniciou a Semana Nacional do Trânsito 2014, cujo foco está no pedestre.

 

“O enfoque esse ano é no pedestre porque todos somos, independentemente de ter um carro, uma moto, qualquer veículo, em algum momento somos pedestres”, explicou a diretora-presidente da Agetrat, Silvano Ricco ao ressaltar que os acidentes de grande impacto não são exclusividade de grandes cidades.

 

Em três pontos de grande fluxo de carros e pessoas foram colocadas carcaças de veículos envolvidos em acidentes de grande vulto na cidade como forma de, ao mesmo tempo em que despertem a curiosidade dos transeuntes e condutores, promovam a conscientização para os riscos de ser imprudente e negligente no trânsito.

 

De janeiro e agosto deste ano foram registrados 740 atendimentos médicos a vítimas de acidentes de trânsito, contabilizando cerca de 120 por mês. Com relação a vítimas fatais, foram 07 mortes decorrentes de acidentes em vias do município causadas em sua maioria por alta velocidade e embriaguez ao volante, conforme atesta Ricco.

 

“A alta velocidade é constante nos acidentes de trânsito registrados, entretanto ainda temos grande incidência do uso de celular ao volante, falta do uso de cinto de segurança e embriaguez”, disse a diretora-presidente da Agetrat ao destacar as ações promovidas pela Prefeitura em busca de um trânsito mais seguro para todos.

 

“Esse ano foram feitos mais de 10 mil metros quadrados de faixa de sinalização horizontal, entre faixa de pedestre e eixo de via. Já colocamos mais de 800 placas de sinalização e temos um projeto maior para ano que vem de implantação de mão única e algumas binárias para melhor fluidez do trânsito”, adiantou.

 

Além da simulação de acidente, uma carreata percorreu as principais ruas da cidade, alertando para a abertura da Semana Nacional do Trânsito que segue até o dia 25 de setembro com diversas atividades, entre elas: blitze; palestras; oficina pedagógica para professores da rede pública e privada e ensino; apresentação de teatro para crianças; concurso de cartazes, frases e de escolha do nome do mascote da Agetrat em escolas da Rede Municipal de Ensino; e o abraço coletivo na pista de treinamento dos centros de formação de condutores.

 

A Semana Nacional do Trânsito em Corumbá tem parceria do DETRAN, 6º Batalhão de Polícia Militar, 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros, Cooperativa de Mototaxistas, Sindicato de Taxistas, Centros de Formação de Condutores (auto-escolas) de Corumbá e Ladário, e Secretaria Municipal de Saúde.

Skip to content