Escola em Tempo Integral contribui para melhorias nos índices do Ideb

O resultado do modelo de Escola de Tempo Integral já reflete de forma positiva no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb 2013), divulgado no último dia 05. A proposta pedagógica, implantada pela Prefeitura de Corumbá há dois anos, tem respondido às necessidades básicas dos alunos da escola Municipal Rachid Bardauil.

 

O segredo para alcançar esse importante resultado nesta avaliação, que é o termômetro do ensino público no Brasil, está nas várias ações que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, tem desenvolvido ao longo dos anos, com o objetivo de justamente melhorar a qualidade da educação.

 

“Demos início em 2014 ao processo de atualização e reorganização da Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino, com o objetivo de estabelecer o currículo para a educação básica, com abordagens transversais e dimensão interdisciplinar, num processo coletivo de construção do conhecimento”, observou a Secretária de Educação, Roseane Limoeiro.

 

A responsável pela pasta ainda reforça que o processo tem ampla participação dos professores da Reme, que participam, por meio de grupos de estudos, de programas de formação continuada, realizados em serviço. “Trabalhamos as habilidades e competências a serem desenvolvidas em cada série e disciplina”, destacou.

 

Valorização do professor

 

E na busca pela melhoria da educação básica com profissionais cada vez mais qualificados, Corumbá tem um dos maiores salários pagos para professores em Mato Grosso do Sul e no Brasil.  Professores cumprem um plano de valorização de carreira que contempla 1/3 da hora atividade, para planejamento, estudo, pesquisas e avaliação de trabalhos.

 

“Procuramos incentivar e motivar a cada dia esses profissionais de educação”, disse Roseane Limoeiro.  “Por meio de reuniões e grupos de estudos, envolvemos professores, coordenação e direção, com o objetivo de melhorar os nossos índices. Uma maneira de sempre caminharmos em equipe, e estarmos juntos crescendo por uma educação de qualidade no Município”, finalizou.

 

Climatização

 

Outro ponto positivo que veio colaborar ainda mais com esse resultado, foi o compromisso assumido pelo prefeito Paulo Duarte, em climatizar mais de 50% das escolas municipais.  Só na primeira fase, 18 escolas receberam aparelhos de ar condicionado.

 

“O projeto Bons Ventos ajudou muito na formação e concentração dos alunos”, compartilhou a diretora da escola Rachid Bardauil, a professora Dorothéia Iraydes Midon, responsável pela instituição, que alcançou 1º lugar no Ideb, entre as escolas públicas, na 4ª/5ª série, com nota 5,5, ultrapassando a meta que era de 4,0. 

 

 

Outro ganho para o ensino público de Corumbá é que está sendo realizado este ano, a adequação do Plano Municipal de Educação, para alinhá-lo ao Plano Nacional (PNE), sancionado pelo Governo Federal no mês de junho, e ao Plano Estadual de Educação (PEE).

 

 

Escolas Integrais

 

Corumbá conta com cinco escolas de educação integral, sendo três urbanas e duas rurais. Cada uma atende seus alunos num período de 8 horas, das 7 às 15 horas, e oferece três refeições, café da manhã, almoço e lanche da tarde, diariamente.

 

Os professores também trabalham 8 horas diárias, com uma hora de descanso. A Matriz Curricular é diferenciada e contempla disciplinas da Base Nacional Comum e da Base Diversificada, na qual são trabalhados a formação do cidadão, projetos de vida, atividades de pesquisa/iniciação científica, atividades esportivas e artísticas, integrando ainda as oficinas do Programa Mais Educação.

 

Os 11 centros de Educação Infantil, que são base para o ensino, também atendem em tempo integral.

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