O prefeito Paulo Duarte anunciou nessa sexta-feira, 05 de setembro, a realização de 17 obras que vão garantir mais cidadania, segurança, conforto e qualidade de vida para toda a população corumbaense. “Mais do que apenas construir coisas, queremos mudar para melhor a vida de quem vive na nossa cidade”, afirmou durante a solenidade comemorativa aos 236 anos de Corumbá, realizada no Centro de Convenções do Pantanal.
A cultura e tradição da Cidade Branca foram destacadas ao longo de todo o evento. “Vamos continuar construindo um futuro cada vez mais próspero para a nossa população, mas vamos fazer isso valorizando a todo momento esses 236 anos de uma rica história que nós temos”, continuou Duarte, que ao longo de boa parte do ato público esteve acompanhado por dezenas de crianças.
E pensando no público infantil, assim como em seus pais, o prefeito assegurou a reforma dos Centros de Educação Infantil (CEI) Maria Candelária e Valódia Serra. A recuperação das unidades beneficiará diretamente 2,2 mil crianças dos bairros Popular Velha e Cervejaria. No bairro Guató, um CEI está sendo construído para atender mais 196 crianças. Todas essas obras contam com a parceria do Governo Federal, por meio do Ministério da Educação.
Com recursos do Município, a Prefeitura vai reformar e ampliar a Escola Municipal Monte Azul, localizada no assentamento Taquaral. Na zona urbana, a Escola José de Souza Damy vai ganhar uma quadra poliesportiva com palco para apresentações culturais. Um equipamento semelhante, só que mais amplo, está sendo construído no bairro Vitória Régia, que também será utilizado pelos alunos da CEI Eunice Ajala Rocha.
E o projeto Bons Ventos, que já atendeu mais da metade das escolas municipais de Corumbá, entra em sua segundo etapa. “Só quem estuda, como eu fiz, ou dá aula em escola pública em um calor de até 42 graus sabe da importância desse investimento feito totalmente com recursos da Prefeitura”, observou Paulo Duarte.
Na área da infraestrutura, o prefeito confirmou a entregar da nova iluminação do bairro Aeroporto; a drenagem da rua Dom Pedro II, na esquina com 7 de Setembro; da microdrenagem nas ruas Pará, José Fragelli e Rio Grande do Sul; e da drenagem no bairro Cravo II, intervenções todas financiadas exclusivamente com a arrecadação municipal.
Da mesma forma, mais oito alamedas serão pavimentadas com lajotas sextavadas nos bairros Dom Bosco, Aeroporto e Nova Corumbá. E o pacote de obras também atende as comunidades ribeirinhas do Pantanal. A Prefeitura vai perfurar e equipar com bombas, motor e caixas d’água cinco poços nas colônias São Domingos, Cedro e Bracinho, na região do Rio Taquari, uma das mais vulneráveis de toda a planície pantaneira.
Paulo Duarte ainda assegurou a reforma do Centro Esportivo do Bairro Cravo Vermelho e a construção do Terminal de Táxi na Fronteira, uma reivindicação antiga da categoria. E para incentivar a criação, execução e exposição das atividades manuais e gastronômicas dos artesãos nos eventos que acontecem na cidade, a Prefeitura formalizou convênio com a Associação de Arte, Cultura e Turística do Pantanal (ARCTPAN).
“Outro objetivo da nossa administração é acabar com o pessimismo que ainda existe por parte de algumas pessoas com relação ao crescimento de Corumbá. E com muitos bons exemplos estamos mostrando que é possível sim, desde grandes empresas e franquias que estão vindo para cá, quanto pequenos e micro empreendedores, crescer com seu trabalho”, finalizou o chefe do Executivo municipal.