Prefeitura implanta novo asfalto no último trecho da Cyríaco de Toledo

A Prefeitura de Corumbá está concluindo o último trecho do recapeamento asfáltico da Rua Cyríaco de Toledo, que está permitindo melhorar as condições de tráfego de uma via com grande fluxo de veículos, apontada como a principal artéria da parte alta da cidade. O trabalho integra a primeira etapa de um projeto lançado no final de 2013 pelo prefeito Paulo Duarte, que possibilitou implantar um novo pavimento asfáltico em 67 quadras do centro e bairros corumbaenses.

 

Nesta quarta-feira, 03, os serviços estão concentrados nas duas últimas quadras da Cyríaco, entre as ruas Rio Grande do Sul e Paraná. A implantação do novo pavimento, o Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) estará concluído no período da tarde para, em seguida, ser executada a sinalização viária.

 

A obra foi iniciada na região do Guanã II, na Rua José de Barros Maciel com a Cyríaco. O primeiro trecho executado foi a da José de Barros Maciel até a Pernambuco, beneficiando moradores do Guanã II, Guanã I, Kadwéus, Nova Corumbá e Guanarí.

 

Além dessas nove quadras, a Prefeitura realizou o mesmo serviço na Rua João Batista A. Couto, entre a Cyríaco e Edu Rocha, em frente à Escola Municipal Clio Proença.

 

Agora, o recapeamento atingiu outras seis quadras do trecho entre a Bahia e Paraná, passando pelos bairros Guarani, Jardim dos Estados e Popular Nova, totalizando 16 quadras nesta região da parte alta da cidade.

 

O único trecho que não recebeu este novo asfalto foi entre a Pernambuco e Bahia, no Guarani. É que o bairro está recebendo obras de drenagem e uma galeria será implantada nesta quadra da Cyríaco. Somente após este serviço, necessário para escoamento de águas pluviais, evitando inundações, é que será feito o novo pavimento.

 

Moradores acompanham

 

Os moradores e comerciantes da região da Popular Nova, acompanharam os serviços na manhã de hoje, e elogiaram a iniciativa da Prefeitura. “Vai ficar bonito”, expressou Clóvis de Figueiredo, 91 anos, residente na Nova Corumbá.

 

Clóvis disse que sempre faz este trajeto de bicicleta e, devido aos buracos, tinha muita dificuldade no trecho. “Agora vai ficar bom. Tava muito cheio de buraco. Vai melhorar pra todo mundo aqui”, argumentou, já se preparando para montar em sua bicicleta e continuar o seu trajeto. O destino era o Centro de Convivências dos Idosos. Ele disse ser frequentador assíduo do local.

 

Quem também elogiou os serviços foi a comerciante Lucimara Bispo, 36 anos. Para ela, a obra vai eliminar a grande quantidade de buraco que tinha na via, “e também a poeira”.

 

Sentada em frente ao seu comércio (pequeno restaurante de comida caseira) e se refrescando com um tereré, ela afirmava que a Cyríaco vai ficar bem melhor para se transitar, mas que é preciso os motoristas evitarem alta velocidade.

 

“Com o asfalto ruim já corriam, imagine agora”, ressaltou. Ficou mais tranquila ao saber que está prevista sinalização em todo o trecho, inclusive uma faixa de pedestre elevada na altura da escola Ângela Maria Perez.

 

Um grande projeto

 

O recapeamento das principais vias da área urbana de Corumbá integra um grande projeto idealizado pelo prefeito Paulo Duarte, iniciado em dezembro do ano passado pela Rua América e Avenida Barão do Rio Branco. Atingiu boa parte das principais vias na área central e de bairros da cidade, tudo com recursos próprios, oriundos dos impostos que a população paga.

 

A inclusão da Cyríaco nesta primeira etapa foi uma decisão do próprio prefeito, em virtude do estado precário em que a via se encontrava. Com a execução desse último trecho, o programa está permitindo recapear 67 quadras, beneficiando o centro, além dos bairros Dom Bosco, Popular Nova, Jardim dos Estados, Guarani, Nova Corumbá, Kadwéus e Guanã I e II.

 

Além da Cyríaco, América e Barão do Rio Branco, o programa atendeu também as ruas 21 de Setembro, Major Gama, Antônio Maria Coelho, Colombo, Afonso Pena, Firmo de Matos, Luiz Feitosa, Marechal Deodoro, Cuiabá, além do viaduto da 13 de Junho.

Skip to content