Prefeitura investe e garante melhor estrutura para atender a população

A saúde de Corumbá está mudando, e para melhor. Além da construção de novas unidades de saúde, a Prefeitura está também preocupada em melhorar as condições de atendimento à população e dos próprios profissionais da área. A entrega de duas importantes estruturas para atender o Laboratório Municipal de Análises Clínicas, a Farmácia Central e a Fisioterapia, reforçam essa proposta de fortalecimento.

 

Antes, estes setores da saúde funcionavam no prédio do antigo Mercado Municipal, sem as mínimas condições de atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde. Era também um problema para os profissionais que trabalhavam em um ambiente insalubre, sem a estrutura, convivendo inclusive com pombos que habitam o local.

 

O prédio era o antigo Centro Integrado de Saúde, visitado pelo prefeito Paulo Duarte no início da sua administração. “Não era possível conviver com aquela situação. Um local totalmente insalubre, sem as mínimas condições de comportar serviços importantes voltados para a saúde da população”, destacou.

 

Por sua determinação o CIS foi totalmente desativado. O Laboratório Municipal funciona hoje em um prédio anexo ao Hemonúcleo, na Rua Colombo, ao lado do Pronto Socorro, que foi ampliado e reformado pela Prefeitura, para dar condições dignas de atendimento ao corumbaense e de trabalho aos profissionais da área.

 

Os dois últimos serviços que funcionavam naquele local foram transferidos para um prédio reformado e adequado pela Prefeitura, na Rua América, 427, entre as ruas Tiradentes e Ladário, centro da cidade.

 

Trata-se do Complexo de Saúde onde funcionam também a Ouvidoria Municipal do SUS, a Vigilância Sanitária, a Vigilância de Saúde Ambiental e a Central de Estoques de Imunização.

 

“É mais uma conquista importante nessa área tão sensível, tão importante que é a saúde pública. Se a gente comparar, saímos de uma situação de absoluto caos, de insalubridade. Quem frequentava lá (Mercado Municipal) e passa a frequentar aqui, pode comparar as diferenças de realidade. Isso é o que a gente tem buscado para melhorar as condições para o usuário do serviço de saúde e também para o trabalhador. Aqui passamos a ter condições dignas, decentes de atender o cidadão, que é esse o nosso objetivo”, afirmou Paulo Duarte.

 

Com exceção da Farmácia Municipal, que tem horário de atendimento das 07h às 19h, os demais serviços do Complexo de Saúde funcionam das 07h às 11h e das 13h às 17h.

 

“Aqui está bem melhor que lá (antigo mercadão). Os espaços estão bem divididos. Lá ficava tudo junto e ainda tinha os pombos” – Yara Veiga Pinho – moradora na Rua Porto Carrero que, duas vezes por semana, frequenta o setor de Fisioterapia do Complexo da Saúde. Ela está em tratamento desde 2001 e tem motivos para comemorar. “Todos falavam que eu não voltaria a andar. Hoje estou caminhando com auxílio de muletas, apesar de ter tido dois AVCs”, comemora, lembrando que ainda guarda os cupons da época em que iniciou o tratamento, em 2001.

Skip to content