Profissionais de transporte escolar participam da Semana do Trânsito

Integrando atividade da Semana Nacional do Trânsito, cerca de quarenta condutores e monitores de transporte escolar que atuam no município de Corumbá participaram na tarde desta terça-feira, 23 de setembro, de um treinamento oferecido pela Prefeitura Municipal de Corumbá, por meio da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), em parceria com o DETRAN.

 

O treinamento foi realizado no CRAS I (Centro de Referência em Assistência Social), localizado no bairro Centro América, onde os profissionais ouviram palestras e debateram sobre legislação, regras de trânsito e o papel do condutor e do monitor de transporte escolar para um trânsito mais seguro.

 

Silvana Ricco, diretora-presidente da Agetrat, esclareceu que a necessidade de um momento dedicado para o transporte escolar dentro da programação da Semana Nacional do Trânsito.

 

“É uma preocupação muito maior porque são crianças sendo transportadas, esses profissionais tem que ter um curso especial, tanto o motorista como o monitor. Estamos orientando essas pessoas para que além da conduta no trânsito, tenham um cuidado maior por estarem transportando menores”, falou

 

Ela afirmou que a Agetrat recebeu nos últimos tempos denúncias quanto a esse tipo de serviço prestado e que procedeu a fiscalização, entretanto, alerta aos pais e responsáveis para a contratação do serviço de transporte escolar.

 

“Verificarem a documentação para saber se essa pessoa que está transportando o filho deles está regularizada”, alertou ao comentar que, além da Agetra, o DETRAN e o Ministério Público Estadual também são órgãos responsáveis pela fiscalização e onde os cidadãos podem realizar denúncias de irregularidades.

 

Ela lembrou as estatísticas de acidente registradas este ano até o mês de agosto quando mais de mil atendimentos médicos a vítimas de acidentes de trânsito foram contabilizados. Com relação a vítimas fatais, foram 07 mortes decorrentes de acidentes em vias do município causadas em sua maioria por alta velocidade e embriaguez ao volante.

 

“A alta velocidade é constante nos acidentes de trânsito registrados, entretanto ainda temos grande incidência do uso de celular ao volante, falta do uso de cinto de segurança e embriaguez”, disse a diretora-presidente da Agetrat.

 

Desde o último dia 18, estão sendo realizadas: simulação de acidente, carreata; blitze; palestras; oficina pedagógica para professores da rede pública e privada e ensino; apresentação de teatro para crianças; concurso de cartazes, frases e de escolha do nome do mascote da Agetrat em escolas da Rede Municipal de Ensino; e o abraço coletivo na pista de treinamento dos centros de formação de condutores.

 

A Semana Nacional do Trânsito em Corumbá tem parceria do DETRAN, 6º Batalhão de Polícia Militar, 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros, Cooperativa de Mototaxistas, Sindicato de Taxistas, Centros de Formação de Condutores (auto-escolas) de Corumbá e Ladário, e Secretaria Municipal de Saúde.

Skip to content