O Centro de Controle de Zoonoses iniciou nessa segunda-feira, 01, o quinto ciclo do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) para detectar a incidência de infestação do mosquito transmissor da dengue na região urbana de Corumbá.
O trabalho está sendo desenvolvido pelas equipes de agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), com previsão de conclusão na quarta-feira, 03. Os dados serão importantes para a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, estabelecer as ações de prevenção e combate da doença na cidade.
A expectativa do CCZ é que o índice fique abaixo de 1%, que é o preconizado pelo Ministério da Saúde. No último levantamento, em julho, o LIRAa apresentou uma incidência de 1,09%, que foi o mais baixo registrado este ano. Os números anteriores foram 2,80% em maio; 8,11% em março, e 4,63% em janeiro.
Notificações
Até a semana epidemiológica 34, Corumbá estava com 767 notificações de casos da dengue, bem abaixo dos anos anteriores quando, neste mesmo período, a cidade já havia registrado 1.983, em 2013, e 1.734, em 2012. Apesar da queda, as ações continuam intensas em toda a área urbana da cidade, para reduzir ainda mais os índices e prevenir que a doença avance durante o próximo verão.