Desafio superado: população conta com novo serviço de transporte coletivo

Ônibus novos para uma população que aguardava ansiosa por serviços de qualidade no transporte coletivo de Corumbá. A apresentação dos veículos que passam a atender o município, tanto na zona urbana como na rural, foi realizada na manhã desta sexta-feira, 31 de outubro, no Jardim da Independência, com a presença de autoridades, representantes da Viação Cidade Corumbá Ltda. e da população em geral.

 

A empresa começou a atuar na cidade com uma frota de 25 veículos, todos zero quilômetro. Desse total, 18 são destinados para a área urbana, atendendo 9 linhas, 3 a mais do que as estabelecidas anteriormente. Já na zona rural, outros 3 veículos percorrem o trajeto. Ainda há a reserva, onde 4 ônibus estão prontos para atender os trechos.

 

Na avaliação do prefeito municipal de Corumbá, Paulo Duarte, este último dia de outubro, marca a libertação da população corumbaense de um problema que se arrastava há anos e trazia prejuízos para quem dele dependia.

 

“Os usuários de transporte coletivo estão tendo a sensação de liberdade. Corumbá, durante décadas, ficou a mercê de briga judicial, de interesse das empresas se sobrepondo aos do coletivo, aos da população. Para chegar esse dia foi muito difícil, dava para escrever um livro nesse um ano e meio, até porque eu assumi em janeiro do ano passado e, desde fevereiro de 2013, firmei esse compromisso. Corumbá passa a ter, no dia de hoje, a mais nova frota de ônibus do Brasil, não tem nenhuma cidade hoje que tem uma frota igual de Corumbá”, lembrou.

 

O prefeito afirmou ainda que “a regularização do transporte coletivo foi, até o momento, o maior desafio de todos da gestão”.  Ele ressaltou que, a partir de agora, a Prefeitura, que precisou intervir na antiga empresa para garantir a manutenção dos serviços, retoma o seu papel.

 

“Estava todo mundo de mãos amarradas: o usuário de transporte coletivo, a mercê da própria sorte, tinha que se sujeitar a ficar horas e horas na fila, ônibus que quebrava, ônibus incendiando e a Prefeitura, de mãos atadas, porque tinha um contrato precário. Agora não, zeramos o jogo, temos um contrato com nova empresa e poder efetivo e legal de fiscalização. A prefeitura vai poder exercer o seu poder de fiscalização”, disse.

 

Paulo Duarte comentou ainda sobre medida que antecipou em um dia o início da operação da nova empresa na cidade. Como os veículos já estavam todos vistoriados, a medida evitou deixar desamparada a população que depende do serviço de transporte público.

 

“Tomei atitude ontem (30 de outubro), pois vi alguns movimentos que poderiam deixar a população no dia de hoje sem transporte, então antecipamos o início das operações. As pessoas têm que saber que não temos nenhum medo de enfrentar dificuldades, se alguém tem alguma dúvida da nossa determinação em resolver problemas, mais uma vez demonstramos. Não tem pressão, não tem chantagem que vai me tirar do caminho”, avisou o chefe do Executivo ao lembrar os episódios passados até conseguir colocar em operação a nova empresa no município.

 

O ato contou com as presenças de autoridades locais. Entre elas, o bispo Dom Martinez que abençoou a frota, e os vereadores Ênio Castelo e João Lucas que falou em nome do Legislativo e considerou o momento como “uma data histórica”. Conforme ele, a “população precisava de transporte público de qualidade, o que agora nós teremos”. Elogiou o prefeito Paulo Duarte afirmando que ele “foi corajoso” e que “quem ganha com isso é a população”.

 

Desde às 05 horas da manhã desta sexta-feira, os novos coletivos circulam nas áreas urbana e rural, sendo que, ao final do dia, Prefeitura e dirigentes da empresas deverão se reunir para fazer uma avaliação do primeiro dia de operação.

Skip to content