Outubro Rosa: Prefeitura realiza palestras preventivas ao câncer de mama

Dando continuidade as ações do Outubro Rosa, a Prefeitura de Corumbá está com realizando uma série de ações preventivas ao câncer de mama e de útero, voltadas para a comunidade, bem como para as servidoras das mais diferentes pastas do Poder Executivo.

 

Na sexta-feira à tarde, uma palestra movimentou as sedes da Fundação de Meio Ambiente e da Secretaria de Produção Rural. Todas as servidoras participaram de uma atividade e o foco foi principalmente a realização de exames preventivos contra a doença.

 

De acordo com a gerente de Políticas para a Mulher do Município, Cristiane Sant’Anna de Oliveira, as primeiras iniciativas em relação ao Outubro Rosa foram o lançamento da campanha Lenço Solidário e iluminação de patrimônios e monumentos existentes na cidade, com a cor rosa. Agora, a equipe iniciou a fase de palestras preventivas ao câncer de mama e útero.

 

“No ano passado a Prefeitura realizou o seu primeiro ato de prevenção e conscientização contra o câncer e neste ano para implementar ainda mais focamos a campanha do Lenço Solidário criada pela corumbaense Rosa Mavignier e, pensando nisso, criamos uma caixa solidária que será entregue em algumas secretarias para que ali possam ser colocados os lenços arrecadados”, disse. “Hoje estamos entregando a primeira caixa aqui, para que possamos arrecadar muitos lenços que serão entregues a Rosa no dia 22, numa palestra que ela dará”, disse Cristiane Santana.

 

A diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente, Luciene Deová, lembrou que como a mulher está conquistando cada vez mais o seu espaço. “No entanto, não podemos nos esquecer da nossa saúde. Pensando nisso, o nosso prefeito Paulo Duarte instituiu uma lei complementar 176, em 08 de maio de 2014, que disponibiliza um dia ao ano para os servidores fazer os exames preventivos, entre outros, enfim, cuidar da sua saúde”, lembrou.

 

“Nós, mulheres, conseguimos trabalhar, estudar, cuidar dos nossos filhos, tudo isso ao mesmo. Mas, muitas vezes, nos esquecemos de cuidar da nossa saúde, porque não nos sobra tempo. E foi pensando nisso que o prefeito implantou essa lei complementar, facilitando para que possamos cuidar da nossa saúde saúde”, concluiu Luciene Deová.

Skip to content