Prefeitura destaca a importância do professor no aprendizado das crianças

A educação representa um dos pontos vitais para o desenvolvimento de qualquer país e, em Corumbá, não é diferente. Aqui, a Prefeitura tem realizado um trabalho voltado para o crescimento do setor educacional, sempre pensando nas crianças que representam o futuro da maior cidade pantaneira.

 

E é pensando dessa forma que a Prefeitura busca desenvolver um trabalho pautado em novas conquistas, com investimentos na estrutura física e, principalmente, no setor de recursos humanos, com valorização de todos os profissionais da área da educação, especialmente o professor que, hoje, 15 de outubro, comemora o seu dia.

 

E ao lembrar a data, o prefeito Paulo Duarte, além de parabenizar os professores, destacou a importância desses profissionais “que representam tanto em nossas vidas, despertando o conhecimento e sabedoria em crianças, jovens e adultos. A educação é um dos pontos vitais para o desenvolvimento e por isso temos buscado valorizar a profissão desses educadores”, comemora.

 

A secretária de Educação, Roseane Limoeiro, ao fazer um balanço das ações desenvolvidas em um ano e nove meses da atual administração, destaca o projeto “Bons Ventos” que está permitindo climatizar todas as salas de aula das escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme).

 

“Foi uma decisão do prefeito Paulo Duarte e isto tem representado maior conforto não só para os alunos, mas também para os professores que se sentem valorizado por esta política adotada pelo prefeito”, comentou.

 

Cita também a convocação de novos professores do concurso público de 2011 – duas chamadas, justamente para “atender as necessidades da Rede Municipal de Ensino. E isso reforçou mais uma vez que o prefeito Paulo Duarte está compromissado com a educação em nosso Município”, destacou.

 

A primeira convocação foi em 2013 de 41 profissionais concursados. Agora, em 2014, foi realizada mais uma chamada, desta vez de 19 professores que já estão atuando na REME. De acordo com a secretaria a nomeação representa a efetivação dos profissionais no serviço público, o que garante maior segurança para que eles possam desenvolver suas atividades.

 

“Quem ganha com isso são os próprios alunos. A efetivação representa maior segurança e isto reflete diretamente no aprendizado das nossas crianças”, comentou.

 

Outra grande conquista garantida foi o cumprimento à lei do piso nº. 11.738, de 16 de julho de 2008, que permite 1/3 da hora atividade e um dos maiores salários de Mato Grosso do Sul. Com ele, professores da Rede Municipal de Ensino conseguem realizar um planejamento, estudo e correção de suas atividades, conseguindo assim, organizar melhor sua rotina.

 

Gratificação de incentivo

 

Outra conquista se refere justamente aos professores que trabalham na zona rural e nas escolas das águas, regiões afastadas do perímetro urbano e de difícil acesso, que recebem men salmen te, um adicional de 20% sobre o salário.

 

Além disso, os profissionais recebem durante todo o ano letivo, uma formação continuada em serviço, que atinge também servidores de outras áreas da Educação. O objetivo da formação é oportunizar proposições de estratégias, a fim de fortalecer as políticas públicas para a educação municipal.

 

Técnicos pedagógicos da Secretaria de Educação conduzem os trabalhos aplicando oficinas, nas quais, entre outras ações, de forma participativa e solidária, é estabelecida uma troca de experiências entre os servidores, na perspectiva de aprimorar ainda mais a gestão do ensino.

 

Para a secretária de Educação, Roseane Limoeiro, o dia 15 de outubro, merece ser comemorado com muita alegria, afinal, o trabalho do educador é o mais nobre, porque dele nasce a razão e o progresso.

 

“A satisfação do verdadeiro mestre é quando percebe que o caminho que ele abriu tem sido trilhado por muitos. O educador pode encontrar a eternidade, pois nunca poderemos determinar onde para a sua influência sobre os alunos que um dia serão homens, gênios, inventores, sementes que germinam lançadas pelas mãos de seus mestres. Essa é a sua realização no aprendizado do pupilo, da passagem da experiência. É por isto que merece ser sempre homenageado, hoje e sempre, por aquilo que é, e por aquilo que faz. Sucesso! E que o seu conhecimento continue sempre se multiplicando”, destacou Roseane.

Skip to content