Prefeitura mantém serviço permanente de manutenção das estradas vicinais

A Prefeitura de Corumbá está com um cronograma permanente de recuperação das estradas vicinais localizadas nas regiões dos assentamentos Tamarineiro, Taquaral, Paiolzinho e Jacadigo. Somente nestes nove meses do ano, já foram recuperados mais de 300 quilômetros, além de reparos nas vazantes e até mesmo instalação de tubos de concreto nestes locais, para melhorar o escoamento de águas pluviais.

 

Os serviços são executados pelo Município em atendimento a uma orientação do prefeito Paulo Duarte, visando melhorias das estradas vicinais, facilitando o escoamento da produção das pequenas propriedades rurais, além de atender os serviços de transportes coletivo e escolar, e garantir boas condições de tráfego para o pequeno agricultor.

 

Esta semana, uma equipe da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, pasta responsável pela recuperação das estradas vicinais, acompanhou a diretora-presidente da Agência Municipal de Trânsito (Agetrat), Silvana Ricco, e o diretor da Viação Cidade Corumbá Ltda., Sinval Martins de Araújo, que percorreram todo o trajeto das linhas do Taquaral e Paiolzinho, e do Tamarineiro e Jacadigo.

 

A visita técnica foi justamente para definir detalhes dos serviços de transporte coletivo na região da zona rural, próximo à fronteira com a Bolívia, que será prestado pela nova empresa que inicia sua operação no Município durante este mês de outubro.

 

Além da quilometragem, a visita serviu também para constatar a atual situação das estradas vicinais. Grande parte dos dois trechos percorridos recebeu avaliação positiva. Em alguns pontos, ainda há necessidade de serviços de recuperação, o que já está sendo realizado pela Prefeitura.

 

“Por orientação do prefeito Paulo Duarte estamos com uma equipe permanente trabalhando nesta região. Além da recuperação das estradas, estamos também implantando novas tubulações, ou mesmo recuperando trechos que foram danificados durante as chuvas. São serviços importantes para evitar transbordamento de água nestes córregos secos, o que acabava deixando produtores ilhados”, explicou o secretário de Infraestrutura e Serviços Urbano, Gerson da Costa Melo, que designou o engenheiro Edson de Morais Rodrigues para acompanhar a visita técnica.

 

Segundo o engenheiro Edson Rodrigues, até o presente momento, somente nesta região, a Prefeitura já recuperou mais de 300 quilômetros de estradas; implantou 25 vazantes (córregos secos) em pontos estratégicos para evitar transbordamento em períodos de chuvas, o que poderia danificar as estradas.

 

“Somente nestas vazantes, 11 das 25 implantadas, foram por meio de tubos de concreto de 60 centímetros, totalizando 120 metros lineares. Já com tubos de 01 metro, foram 14 vazantes, com 235 metros lineares”, explicou. “Além da tubulação, estamos realizando um serviço também nas bocas para facilitar a captação de água, evitando transbordamento”, concluiu.

 

A diretora da Agetrat, Silvana Ricco, após a visita, avaliou de forma positiva as condições das estradas vicinais. “Estão em boas condições de atender não só o transporte coletivo, mas também o transporte dos alunos, bem como para escoamento da produção rural. No geral, constatamos que as estradas estão em boas condições após estes serviços que estão sendo realizados de forma frequente”, ressaltou.

Skip to content