Rodas de conversa com as mulheres marcam a semana do Outubro Rosa

A Prefeitura de Corumbá intensifica ainda mais esta semana, as ações voltadas à mulher corumbaense, tanto da cidade como do campo, como parte da campanha Outubro Rosa, na luta contra o câncer de mama e de colo de útero.

 

Na manhã dessa segunda-feira, 13, uma roda de conversa marcou o encontro das equipes do Centro de Referência de Assistência Social Itinerante e do Centro de Saúde da Mulher com as mulheres ribeirinhas no Porto Morrinho, uma ação desenvolvida pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania, em parceria com a Secretaria de Saúde.

 

Os encontros estão acontecendo justamente para discutir com as usuárias do Sistema Único da Assistência Social atendidas pelos Programas Sociais, sobre a importância de se falar da prevenção do câncer e passar orientações sobre como manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas que ajudam a reduzir o risco de desenvolver câncer de mama.

 

O ato de amamentar também é um fator de proteção e estar atentas às mamas, no dia a dia, é imprescindível para que as mulheres possam reconhecer suas variações naturais e identificar as alterações suspeitas.

 

Esta conversa acontecerá também com as mulheres ribeirinhas do Passo do Lontra, na terça-feira, 15, às 09 horas; com as mulheres do CRAS I, dia 15, às 14 horas, e com as mulheres do CRAS II, no da 16, as 15 horas.

 

Também na terça-feira, 14, a partir das 08 horas, em decorrência da Campanha do Lenço Solidário, as servidoras da Secretaria de Assistência Social e Cidadania realizam uma Oficina sob a coordenação da professora doutora Claudia Araújo, técnica do Ministério da Saúde por 32 anos, atualmente titular do departamento de pós-graduação da UFMS.

Skip to content