Com novos equipamentos, Prefeitura reforça atendimento odontológico nas UBS

As unidades básicas de saúde (UBS) Luis Fragelli, no bairro Universitário, e Padre Ernesto Sassida, no Dom Bosco, já contam com novas cadeiras odontológicas para melhor atender a população das duas regiões. Adquiridos com recursos próprios do Município, os equipamentos garantem mais agilidade, segurança e conforto aos pacientes e profissionais.

 

 “A Prefeitura está trabalhando para melhorar as condições de atendimento dos usuários da Rede Municipal e também o para os nossos servidores, para que eles se sintam bem acolhidos e valorizados no ambiente de trabalho”, afirmou a secretária de Saúde, Dinaci Ranzi. A aquisição de novos aparelhos faz parte do processo de reestruturação e reequipamento das UBSs iniciado pelo prefeito Paulo Duarte no ano passado.

 

“O primeiro passo foi reformar as Unidades de Saúde. Agora estamos dando continuidade neste processo, começando pela Saúde Bucal”, complementou a secretária. A cadeira que atendia o José Fragelli foi totalmente reformada e deslocada para a UBS de Albuquerque, distrito localizado cerca de 70 quilômetros da área urbana da cidade.

 

“Lá nós mantemos atendimento de terça e sexta-feira. Antes da reforma, o dentista ia pra lá apenas uma vez na semana”, lembrou o coordenador de Saúde Bucal de Corumbá, Cláudio Alencar. “Além disso hoje temos uma equipe completa em Albuquerque, com médico, agente comunitário de saúde e enfermeira”, complementou Dinaci.

 

“Na Unidade, nos fazemos praticamente todo o tratamento do paciente, com exceção de alguns procedimentos mais complexos, como endodontia, próteses e periodontia por exemplo. Neste casos os usuários são encaminhados para o Centro de Especialidades Médicas (CEO)”, explicou a cirurgiã dentista Juliana Tripoli de Paula, que há 6 anos trabalha na Rede Pública e recentemente passou a atuar no José Fragelli.

 

“A estrutura aqui está muito boa. E isso tem atraído cada vez mais pacientes”, prosseguiu a dentista. Em média, a unidade básica de saúde atende 20 pessoas diariamente com problemas nos dentes. Assim como em toda a rede, o trabalho preventivo é bastante forte junto aos moradores do bairro.

 

“Estou na rede há 23 anos e aqui no Fragelli e há quase quatro anos. Nunca tivemos uma estrutura tão boa como agora”, comparou a auxiliar Maria Conceição de Souza. O mesmo vale para os pacientes e funcionários da UBS Padre Ernesto Sassida. “Agora o trabalho rende mais e o atendimento é bem melhor”, disse a cirurgiã dentista Alice Coelho. A aquisição de outras três cadeiras está em processo final de licitação e, para o ano que vem, está prevista a compra de mais cinco aparelhos completos, inclusive com raio-x.  

Skip to content