Corumbá trabalha para consolidar-se como destino mundial dos esportes de aventura

Realizado pela Prefeitura e pela Liga de Esportes de Corumbá (LEC), com apoio do Exército, da Marinha, Corpo de Bombeiros, Sesc, Fecomércio/MS e o patrocínio da Andorinha, Equipe Engenharia e Fiems/Sesi, a segunda edição do Pantanal Extremo – Jogos de Aventura superou todas as expectativas da equipe organizadora.

 

“Nesta segunda edição, o evento envolveu quase 800 atletas de Corumbá e de todas as partes do Brasil. Foi um aumento de quase 30% em relação ao ano passado. Foi a consolidação do Pantanal Extremo, não só pela credibilidade que adquiriu o evento, atraindo atletas de ponta, mas também pela grande repercussão positiva.  Essa visibilidade é muito importante para nossa cidade, para nosso turismo”, avaliou o prefeito de Corumbá, Paulo Duarte.

 

“Houve também um envolvimento maior da cidade, do público. Todas as modalidades começaram e terminaram dentro da cidade. Teve também o envolvimento das escolas municipais. Até surgiu a ideia de fazermos um Extreminho envolvendo os alunos da Reme. Por tudo isso temos toda a certeza superou as expectativas. Foi bom para a cidade e para o comércio local”, continuou o idealizador e coordenador geral dos Jogos de Aventura.

 

O prefeito destacou também a visibilidade conseguida pela maior cidade do Pantanal sul-mato-grossense nos dias de competições, principalmente nas redes sociais. “A mídia espontânea que teve Corumbá nestes dias três dias foi muito boa. É um evento que veio para ficar dentro daquilo que temos trabalhado, sempre buscando colocar Corumbá em evidência, gerando emprego e renda”.

 

“Durante alguns dias Corumbá foi notícia positiva não só no Estado, mas em todo o Brasil. E temos o objetivo ousado de transformar nossa cidade em um dos principais destinos dos esportes de aventura do País, e temos tudo para conseguir isso, pois temos a integração perfeita entre a natureza e a prática esportiva”, completou Paulo Duarte.

 

Participação

 

O prefeito corumbaense também participou do maior evento multiesportivo do Estado como atleta. Ele remou os 30 quilômetros do Stand up Paddle (SUP) em pouco mais de 3 horas e terminou a prova na terceira colocação da categoria funrace.  “A adrenalina é sempre diferente. Fiz esse percurso duas vezes neste ano, mas não tinha competição nem todo este envolvimento. Isso dá uma ansiedade. Cheguei extenuado, até porque ventou muito. Teve um momento que eu perdi o remo e tive que cair na água para buscá-lo, mas foi muito legal”, descreveu.

 

“Terminei com um bom tempo, dentro da minha categoria, a fun, com uma prancha que não é tão veloz quanto a race e conseguiu um bom terceiro lugar. Só que o mais importante, meu objetivo principal, era concluir. Eu nunca tinha andado de Stand up e, no ano passado, coloquei como meta completar o percurso e completei”.

 

“Quando você sai de lá (da Baía do Tuiuiú), dá a impressão que não vai chegar nunca. Como o rio é muito sinuoso, cheio de curva, uma hora e meia antes de chegar vemos a cidade de longe. E a sensação de ver a ponte de captação, quando está chegando de verdade, é única”, narrou Paulo Duarte, que também levou o filho Rodrigo para participar da prova.

 

“Ele também conseguiu completar o percurso incentivado pela galera e isso foi muito legal. A prática do esporte é uma coisa que eu gosto, está no meu sangue. É extremamente satisfatório ter realizado um evento desta magnitude, deste tamanho e que, graças a Deus, terminamos com muita tranquilidade, sem nenhum problema e com os atletas elogiando a organização. Isso é muito legal. A sensação é de dever cumprido, tanto na missão de realizar o evento, quanto na de competir”, concluiu o prefeito de Corumbá.

Skip to content