Dia da Solidariedade ao Povo Palestino é celebrado em Corumbá

O Dia da Solidariedade ao Povo Palestino foi celebrado na noite deste sábado, 29 de novembro, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Corumbá (ACIC). A cerimônia que marcou os 66 anos da divisão do estado palestino foi realizada pela Sociedade-Árabe-Palestina Brasileira e a Associação Cultural Árabe Palestina da cidade.

 

“Estamos aqui para conversar sobre uma causa que é debatida no mundo inteiro: a causa palestina e para expor a grande dificuldade de acesso que nós palestinos e nossos descendentes temos à nossa terra”, afirmou Munther Safa, presidente da Sociedade-Árabe-Palestina Brasileira.

 

“Nosso evento hoje contaria com a presença da jornalista Shafika Mansur, que vive e trabalha na cidade de Jerusalém, capital do Estado Palestino, mas no dia que ele iria embarcar para o Brasil, foi impedida por soldados israelenses. Isso nos causa uma indignação e uma revolta muita grande”, comentou Omar Feres, presidente da Associação Cultural Árabe Palestina.

 

O prefeito Paulo Duarte participou da solenidade e destacou a grande importância do povo árabe, principalmente o Palestino, para a história do município. “Esta é a segunda vez, enquanto prefeito, que participo deste ato e estarei aqui sempre que convidado. Nosso País, através da presidenta Dilma, deixou claro nosso posicionamento em relação ao tema quando reconheceu o Estado Palestino”, apontou.

 

“Corumbá deve muito ao povo palestino, que mesmo longe de sua terra natal, mantém de forma bastante forte sua tradição e seus costumes. Temos muito orgulho de ter o povo árabe entre nós e de vivermos sempre de forma harmoniosa e pacífica”, finalizou Paulo Duarte. a cidade é uma das maiores colônias palestinas de todo o Estado.

 

O subsecretário de Assistência Social e Cidadania, Nilo Correia, e o representante do Centro 29 de Maio e Corumbá Pela Paz, Anísio Guató, também participaram da cerimônia, que reuniu cerca de 50 pessoas.

 

O Dia Internacional da Solidariedade com o Povo Palestino é uma data comemorativa instituída pelas Nações Unidas para lembrar o aniversário, no dia 29 de novembro, da Resolução 181 da Assembleia Geral das Nações Unidas.

 

Nesse dia são realizadas comemorações tanto na sede da ONU, em Nova York, como nos escritórios da Organização em Genebra e em Viena. A comemoração é regulamentada por várias resoluções da Assembleia Geral Atividades especiais são organizadas pela Secretaria da Divisão de Direitos Palestinos da ONU, em articulação com o Comitê para o Exercício dos Direitos Inalienáveis do Povo Palestino.

Skip to content