Encerramento de formação dos professores terá presença de Ana Moser

Considerada uma das melhores atacantes da história do voleibol feminino do Brasil, Ana Moser estará em Corumbá na próxima sexta-feira, 14 de novembro, quando participa do encerramento do curso de Formação de Professores da Rede Pública. A capacitação, iniciada em abril deste ano, atendeu todos os professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Corumbá e Ladário.

 

O trabalho foi desenvolvido pelo Instituto Esporte & Educação (IEE), fundado e dirigido pela ex-atleta e patrocinado pela Vale, com apoio das prefeituras dos dois municípios. “Foram 10 meses de atividades diversas e que culminam nesta semana com a apresentação e troca de experiências de tudo que foi trabalhado durante esses 10 meses”, explicou Caio Martins Costa, coordenador do IEE.

 

Nessa terça-feira, os professores e alunos participaram de uma grande atividade no estádio Vicente Fortunato, em Ladário. “Eles mostraram, na prática, o projeto desenvolvido durante todo este período na sala de aula”, continuou Caio. Nesta quarta-feira, a apresentação teórica é feita na unidade da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) localizada no Porto Geral de Corumbá.

 

O encerramento, marcado para as 14h30 da quinta-feira, acontece no mesmo local. O tema da capacitação foi “Esporte na Escola: Só vale quando todos jogam”, apoiado em cinco dimensões educacionais básicas: Inclusão, respeito, coletividade, formação integral e autonomia para a prática esportiva. “O principal objetivo é incentivar a cultura esportiva em todos os alunos da rede pública, não só para aqueles que se destacam em algum esporte”, completou o coordenador do IEE.

 

O projeto

 

Com o objetivo de Fortalecer a área da educação física e esporte nas redes municipal, ajudando a qualificar os professores e gestores, a instituir rotinas de planejamento, intercâmbio entre professores e escolas, o Projeto Formação Continuada de Professores da Rede Pública contribui para a melhoria do funcionamento das escolas impactando na melhoria do rendimento escolar dos alunos.

 

A criação de ambientes de prática esportiva nos municípios ampliará a participação dos jovens em atividades que agregam valores positivos, qualificando a ocupação dos espaços públicos. Como consequência, poderá gerar a organização de um maior número de equipes competitivas e campeonatos, desenvolvendo e fortalecendo a cultura esportiva nos municípios.

 

O projeto visa contribuir para a formação de professores, gestores públicos, lideranças comunitárias e de organizações sociais, em 6 Polos distribuídos nos estados de São Paulo, Bahia, Pernambuco, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, por meio de formação teórica e prática em Esporte Educacional, desenvolvendo instrumentos pedagógicos e de gestão para as redes públicas municipais. Em cada polo estarão envolvidos de 50 a 70 professores no programa de formação com a duração de 10 meses.

 

O desenvolvimento do programa foi formulado para integrar teoria e prática, está distribuído em 5 módulos presenciais de 16 horas cada, e formação a distância entre cada modulo, desenvolvida a partir da realização de “tarefas” (atividades a serem desenvolvidas pelo professor dentro do seu planejamento) que são acompanhadas a distancia via e-mails e chats. Essa atividades são utilizadas para reflexão no encontro seguinte, integrando desta forma a teoria e a pratica no processo continuo de reflexão – ação – reflexão, sempre objetivando a aplicabilidade dos conceitos na realidade imediata das comunidades atendidas.

 

As principais estratégias aplicadas nas formações para produzir o impacto esperado e alcançar as metas propostas, utilizam o Esporte Educacional como eixo principal, seus princípios (Inclusão, Diversidade, Construção Coletiva, Educação Integral e Autonomia) e a discussão sobre o Direito ao Esporte.

Skip to content