Novembro Azul inicia em Corumbá com foco na prevenção e quebra de preconceito

Dando continuidade às ações preventivas em saúde, a Prefeitura Municipal de Corumbá lançou oficialmente na manhã desta terça-feira, 04, a campanha “Novembro Azul” que visa o combate ao câncer de próstata e outras doenças relacionadas aos homens.

 

“Normalmente, quando se fala em saúde, pensamos, primeiro, nas pessoas doentes e em tratamento. Assim como foi o mês de outubro dedicado à prevenção do público feminino com a campanha Outubro Rosa, o Novembro Azul vem dando esse caráter muito forte de prevenção como forma de evitar as doenças”, disse o prefeito de Corumbá, Paulo Duarte.

 

O chefe do Executivo destacou que a prevenção não se restringe somente a exames médicos, mas vai além, sendo feita no dia-a-dia com a adoção de hábitos saudáveis que são essenciais para a boa manutenção da saúde.

 

“Não somente nesses meses emblemáticos, porém em todos os meses do ano temos que nos prevenir, inclusive com a boa alimentação, com a prática de exercícios físicos. Temos que dar fortemente o caráter preventivo à saúde. Falamos muito em remédio e tratamento, mas precisamos mais falar em prevenção”, disse ao comentar sobre outra barreira que precisa ser transposta quando o assunto é o câncer de próstata.

 

“Além da prevenção, temos que trabalhar também contra o preconceito porque os homens ainda têm essa resistência com relação ao exame da próstata, ao exame do toque, que é algo que precisa ser feito. Estamos derrubando tantos preconceitos que é um absurdo que, no século 21, a gente se recuse a prevenir doenças por causa de preconceito”, observou.

 

Durante todo esse mês, as unidades de saúde do município estarão intensificando as ações de prevenção com especial atenção também ao diabetes, pois novembro é mundialmente associado às ações preventivas destas duas doenças que atingem milhões de pessoas.

 

“No mês de outubro, cuidamos das mulheres, no mês de novembro, vamos cuidar dos homens. Todas as nossas unidades de saúde estão acontecendo ações do Novembro Azul para o cuidado da saúde do homem. Simultaneamente, em todas as unidades estão acontecendo, então pedimos para os homens procurarem a unidade do seu bairro, onde vai ter orientação médica da equipe profissional que está lá, para que esse paciente tenha orientação de onde fazer o exame”, afirmou a secretária de Saúde, Dinaci Ranzi que também frisou a importância da quebra de preconceito sobre o exame.

 

“O homem tem que derrubar esse tabu. Tenho grandes amigos que convivem com o câncer de próstata e chegaram a isso porque tiveram esse preconceito deles porque são pessoas bem informadas, então eles não se permitiram dizer ‘eu preciso ir ao médico e me cuidar’. Hoje, eles estão arrependidos disso, por isso faço um apelo a todos os homens: não tenham vergonha, a vergonha é não cuidar de sua saúde”, falou.

 

 

Exemplo que incentiva prevenção

 

O secretário de Relações Institucionais da Prefeitura Municipal de Corumbá, Lamartine Figueiredo Costa, contou sua experiência vivida com o câncer de próstata, doença da qual se curou há 11 anos. O relato dele é exemplo de como ações trazidas pela campanha Novembro Azul podem salvar vidas.

 

“Muita gente pode estar sendo salva por um ato como esse, pois certa vez fiz uma palestra sobre a experiência minha com o câncer de próstata e depois de um ano encontrei uma pessoa que disse ter diagnosticado e se curado do câncer de próstata após ouvir a palestra. Fiz o exame de próstata e isso não mudou minha vida em nada. Melhor dizendo, mudou para o bem porque detectei a doença e me curei”, contou.

 

Vereador e funcionário do INSS em Corumbá, Tadeu Vieira, destacou o quanto o câncer de próstata ainda atinge de pessoas em nossa cidade. Ele não se esqueceu do importante papel que tem a esposa ou companheira na prevenção e luta contra a doença.

 

“Dia 27 completarei 35 anos de INSS e temos uma passagem diária de 250 pessoas e, desse total, 30 a 40 homens com câncer de próstata. A maioria pelo medo, receio de fazer exame, o que traz conseqüências graves porque a pessoas deixa para ir ao médico quando já está num estágio grave. A mulher, a família devem ser companheiras e incentivar o homem a procurar fazer o exame, pois muitos não tomam essa atitude preventiva por si só ainda”, disse.

 

Após a abertura da campanha que contou com a participação da banda do 6º Distrito Naval, os funcionários públicos da Prefeitura Municipal, vestidos de azul e com balões nas mãos, formaram um grande laço, símbolo da campanha em todo mundo.

 

Programação

 

Ainda como atividade do Novembro Azul, no dia 12 de novembro, está agendada uma palestra com o médico urologista Cristiano Xavier, no auditório do Paço Municipal, a partir das 08 horas. No dia 14, as Unidades Básicas de Saúde de Família Breno Medeiros III, do Popular Velha e Luís Fragelli promoverão ações voltadas para o Dia Internacional do Diabetes.

 

No dia 18, o estádio Arthur Marinho sediará uma partida de futebol envolvendo servidores municipais e autoridades. O evento esportivo será um momento para conscientização do público masculino. E encerrando as atividades, no dia 26, o Centro de Convivência dos Idosos terá a palestra com o doutor Nabil Omar que falará sobre diabetes. A equipe da unidade de saúde Breno de Medeiros também participará da ação.

Skip to content