Pacientes que fazem tratamento fora ganham maior conforto e segurança

Todos os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que fazem tratamento de saúde fora do domicílio, em Campo Grande, estão contando com um serviço mais eficiente, com conforto e segurança. Isto está sendo possível a partir de adequações realizadas pela Prefeitura de Corumbá que, por meio da Secretaria de Saúde. Uma delas se relaciona ao novo local de embarque que, desde a última terça-feira, 18, está sendo na Estação Rodoviária, o que garante um atendimento mais humanizado não só aos pacientes, mas também aos seus acompanhantes.

 

“Quando optamos por utilizar a Estação Rodoviária para embarque e desembarque dos pacientes e seus acompanhantes, foi justamente pensando na questão de conforto e segurança para os usuários deste serviço. Neste espaço eles contam com uma estrutura adequada, com espaço para aguardar o horário do embarque, confortavelmente sentados. Antes, o embarque e desembarque ocorria em um espaço aberto, sem qualquer cobertura, o que causava transtornos em períodos de chuva”, afirmou a secretária de Saúde Dinaci Ranzi, que acompanhou o serviço na quarta-feira, 19.

 

A secretária explica que o serviço faz parte do programa Atendimento Fora de Domicílio. É exclusivo a pacientes do SUS e acontece quando esgotado todos os meios de tratamento em Corumbá. “Por meio desse transporte são dadas condições para deslocamento do paciente e seu acompanhante, quando indicado por médico do SUS. Além disso, em Campo Grande, a Prefeitura disponibiliza um outro veículo, uma Van, adquirida este ano, para transporte dessas pessoas na Capital”, explicou.

 

Tem direito ao transporte os pacientes residentes e domiciliados em Corumbá, atendidos exclusivamente na Rede Pública ou conveniados/contratados do SUS. As viagens acontecem de domingo a quinta-feira, com horário de saída às 22 horas. O retorno de Campo Grande com chegada a Corumbá acontece também no mesmo horário.

 

“A mudança de local de embarque foi uma orientação do nosso prefeito Paulo Duarte e integra a Política Municipal de Humanização, que busca o compartilhamento dos cuidados da população. Desse modo encerramos um período de embarcar e desembarcar nossos pacientes sem qualquer cuidado, em locais de difícil acesso, sem segurança”, destacou a secretária.

 

Ele explica ainda que este novo serviço inaugura um outro momento para a saúde de Corumbá: a integralização do cuidado. “Organiza-se o serviço, mas também garante aos nossos pacientes mais conforto em local mais seguro”, enfatizou.

Skip to content