Prefeito de Corumbá e secretários recebem Medalha Amigo da Marinha

O Comando do 6º Distrito Naval promoveu neste quinta-feira, 6 de novembro, cerimônia no Hotel de Trânsito para comemorar o Dia Nacional do Amigo da Marinha, onde 20 personalidades de Corumbá, Ladário, Jardim e Campo Grande foram agraciados com a medalha Amigo da Marinha.

 

A homenagem teve início com a execução do Hino Nacional Brasileiro e, após a leitura da mensagem do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Júlio Soares de Moura Neto, o comandante do 6° Distrito Naval, contra-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, realizou a imposição das medalhas aos agraciados.

 

Foram homenageados o prefeito de Corumbá, Paulo Duarte; o tenente- coronel (QOPM-MS) Joílson Queiroz Santana; a vice-prefeita e diretora-presidente da Fundação de Cultura, Márcia Rolon; o secretário de governo de Corumbá, Márcio Cavasana; o vereador do munícipio de Campo Grande, Paulo Siufi Neto; o vereador do município de Corumbá, João Lucas Martins; o delegados geral de Polícia Civil do MS, Jorge Razanauskas Neto; delegado de Polícia Civil do MS, Waldir Carlos Ide; a primeiro-tenente, Tarciana Albuquerque Marenga de Arruda; primeiro-tenente (FAB), Márcio Bandeira Nunes; Analista Tributário da Receita Federal do Brasil, Fábio Lemos Teixeira; perito criminal da polícia civil do MS, Daniel Bernardino Dias da Costa; investigador da polícia judiciária da Polícia Civil do MS, Manix Gonçalves dos Santos; perito agrário federal – subchefe do INCRA, Celso Benedito Torres de Souza; tabelião e registrador civil, Felipe Inocêncio Rocha de Almeida; empresária Ferial Mali da Silva; diretor executivo do Tribuna Popular do município de Jardim, Álvaro Pereira; artista plástica e artesã, Maria Helena Fernandes Ramos; e as voluntárias sociais, Geni Costa Mangabeira de Almeida Nogueira e Loreane Pinheiro Mesquita.

 

A presidente da Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR) de Ladário e Corumbá, Consuelo Miguéis, destacou a importância da atuação dos novos membros soamarinos. “Este é um momento muito especial em nosso calendário. Por isso temos a alegria e satisfação de recebê-los como amigos da Marinha pelo trabalho realizado cotidianamente”, concluiu.

 

O Dia Nacional do Amigo da Marinha coincide com o aniversário de nascimento do almirante-de-esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca. “É uma justa homenagem ao ilustre Chefe Naval que, com empreendedorismo e visão de futuro, não só apoiou a formação dessa entidade, muito peculiar da Marinha, como também contribuiu de modo decisivo, para solidificar e ampliar a sociedade de Amigos da Marinha em nível nacional”, reforçou o comandante do 6º Distrito Naval.

 

“É com orgulho e satisfação que expresso o nosso agradecimento a todos os Soamarinos, valorosos cidadãos, homens e mulheres que, voluntariamente, trabalham em prol de uma maior divulgação, junto à sociedade brasileira, do papel político, estratégico e econômico desempenhado pela Marinha, da importância da “Amazônia Azul” e das bacias hidrográficas e de tudo aquilo que, de alguma forma, se relaciona com o Poder Marítimo”, afirmou Edervaldo Teixeira, comandante do 6º Distrito Naval.

 

Para o secretário de governo, Marcio Cavasana, a importância da parceria com a Prefeitura é fundamental. “Eles sempre nos apoiaram nos trabalhos que realizamos, principalmente na região do Pantanal com as ações que realizamos e esse reconhecimento por parte da Marinha, nos deixa muito mais comprometidos com esse trabalho”.

 

Para a vice-prefeita e diretora-presidente da Fundação de Cultura, Márcia Rolon, é uma honra fazer parte de uma organização tão forte e, na verdade, quem deveria ganhar uma medalha teria que ser a Marinha.

 

“Em primeiro lugar é de agradecimento pelo reconhecimento do nosso trabalho, mas acredito que nós é que deveríamos dar uma homenagem à Marinha, porque na verdade é ela a amiga do Município, pois o trabalho que faz, principalmente com a cultura que é a nossa área, é excelente. Mas a marinha atua também pela educação, pela saúde, é parceria em projetos com a UFMS, então pra gente é uma honra fazer parte de uma organização tão forte que compartilha sua ajuda com a comunidade”.

 

Para o prefeito Paulo Duarte, a parceria com a Marinha vem de longas datas e agora ser considerado oficialmente Amigo da Marinha é uma honra. “Primeiro é um honra, antes de mais nada, até pelo carinho e pelo respeito e que posso dizer hoje, como prefeito, que esse respeito é ainda muito maior, por conhecer mais de perto e ter uma relação mais próxima, que é uma honra ser Amigo da Marinha”.

 

O chefe do Executivo municipal também ressaltou o papel da Marinha do Brasil, principalmente na nossa região do Pantanal. “Muitas das coisas que conseguimos realizar em varias áreas, como na saúde, na assistência social, na defesa do Pantanal é graças a essa boa relação e a essa parceria com a Marinha. Por exemplo, vamos ter agora em novembro um grande evento, que é o Pantanal Extremo, que com certeza não faríamos se não fosse a parceria da Marinha. Então hoje é um dia de muita felicidade e honra pra mim acima de tudo, ser considerado agora, apesar que eu sempre fui, mais agora formalmente Amigo da Marinha”, concluiu Paulo Duarte. 

Skip to content