Prefeito recebe homenagem durante cerimônia do Dia da Bandeira

Num dia quando o vento se fez presente, a Bandeira Nacional tremulou sob o céu nublado de Corumbá durante cerimônia que marcou o civismo trazido com a exaltação de um dos símbolos nacionais. Autoridades militares e civis de Corumbá e Ladário se fizeram presente no Jardim da Independência para a solenidade que contou com representantes das 3 Forças Armadas: Marinha, Exército e Aeronáutica.

 

“É um momento que guardamos em nossas homenagens para referenciar a nossa Bandeira. Ela representa a soberania de um país e por isso juramos defender a bandeira brasileira com a própria vida, esse é o juramento do soldado, isso significa diretamente aquilo que a gente tem de mais nobre para cumprir com o símbolo. Em todas as batalhas quando foi vencida, a bandeira do Brasil foi hasteada e por isso representamos isso em todos os momentos possíveis dentro dos nossos quartéis como no dia de hoje”, declarou o general-de-brigada, Pedro Paulo de Melo Braga, comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira.

 

Durante a solenidade, o general Pedro Paulo de Melo Braga fez a entrega Diploma de Amigo do Comando Militar do Oeste ao contra-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, comandante do 6º Distrito Naval, e ao prefeito municipal de Corumbá, Paulo Duarte.

 

“Quisera eu ter a certeza que, nos quase seis mil municípios brasileiros, nós tivéssemos uma cerimônia como essa do dia de hoje. Sei que, normalmente, nem dez por cento das cidades brasileiras estão tendo uma cerimônia importante como essa. Aqui, em Corumbá, o povo tem que vibrar muito mais por ver essa bandeira hasteada porque, aqui, nessa terra, já tivemos um momento quando ela foi arriada. Não podemos nunca esquecer isso. Graças aos valorosos soldados que tivemos, temos e sempre teremos em nosso Brasil, podemos hastear, hoje, a bandeira, aqui, livres, com vibração querendo sempre o melhor para o nosso Brasil”, disse o contra-almirante Edervaldo ao falar sobre a data comemorativa.

 

O prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, foi convidado a hastear a Bandeira Nacional ao som do Hino da Bandeira que foi entoado por militares e civis presentes à cerimônia, dentre eles, estudantes de escolas públicas de Corumbá.

 

“Esse é um momento de celebrar a bandeira, mas também aquilo que é o mais nobre no ser humano que a sensação, o sentimento de viver num país livre. A bandeira hasteada lá no alto significa que vivemos num país democrático, mas temos que lembrar que não foi sempre assim”, disse o prefeito que, na sequência, dirigiu as palavras aos estudantes presentes.

 

“Que essa celebração possa se perpetuar. Ter honra, orgulho da pátria não é coisa do passado, tem que estar sempre presente e viva em nossa memória, principalmente, nos jovens para que possamos ter orgulho da nossa pátria, do nosso pavilhão”, falou.

 

Duarte destacou ainda o papel primordial que as Forças Armadas desempenham em nossa região, contribuindo não apenas para a defesa, motivo primeiro das atividades militares.

 

“O prefeito, seja de Corumbá ou Ladário, teria muito mais dificuldades se não contasse com a parceria do Exército, da Marinha e da Força Aérea. Quero fazer um agradecimento público a toda parceria que é feita. Os senhores civis não têm noção do trabalho que faz a Marinha, o Exército e a Força Aérea, a relação fraterna não aos prefeitos, mas ao povo pantaneiro”, finalizou.

 

As bandeiras insetvíveis, com avarias ao longo do tempo de uso, foram entregues por escolas e instituições públicas para incineração que aconteceu durante o evento. Representantes de escolas públicas e privadas receberam das mãos de autoridades novos pavilhões para seres hasteados nas unidades educacionais. 

Skip to content