Prefeitura monta 18 postos de vacinação contra pólio e sarampo no Dia D

Dezoito postos vão funcionar no sábado, 15 de novembro, no Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de seguimento contra o sarampo, em Corumbá. Para este ano, a meta da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, é imunizar 8.032 crianças com idade entre seis meses a quatro anos, 11 meses e 20 dias, e 7.115 crianças de 12 meses a menores de cinco anos contra o sarampo ou tríplice viral.

 

Para sábado, a vacinação acontece das 08 às 17 horas e as unidades de saúde que estarão funcionando são a Ênio Cunha II, no Bairro Dom Bosco; Padre Ernesto Sassida, no bairro Dom Bosco; Ênio Cunha I, na Cervejaria; Popular Velha, no Bairro da Popular Velha; Fernando Moutinho, no Cristo Redentor; Kadwéus, no Kadwéus; Dr. Humberto Pereira, no Nossa Senhora de Fátima; Breno de Medeiros, na Popular Nova; no Centro de Saúde da Ladeira, na Ladeira Cunha e Cruz.

 

Além disso, vão atender também as crianças as unidades Pedro Paulo I e Pedro Paulo II, no centro da cidade; Luís Fragelli, no Universitário; Gastão de Oliveira, no Maria Leite; Vitória Régia, no Vitória Régia; Paulo Maisato, na Nova Corumbá; São Bartolomeu, no Guarani; Aeroporto, no Aeroporto, e Beira Rio, no bairro Beira Rio.

 

As duas campanhas foram iniciadas no dia 4 de novembro e as vacinas podem ser encontradas em nove unidades de saúde: Ênio Cunha II, Padre Ernesto Sassida, Ênio Cunha I, Popular Velha, Fernando Moutinho, Kadwéus, Dr. Humberto Pereira, Breno de Medeiros e no Centro de Saúde da Ladeira.

 

A campanha é nacional e está sendo realizada pelo Ministério da Saúde. A pólio é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral.

 

O Brasil está livre da poliomielite há mais de 20 anos. O último caso da doença no país foi registrado em 1989, na Paraíba. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença.

 

Porém, é importante continuar vacinando as crianças porque o vírus da paralisia infantil permanece ativo em outros países. De acordo com a OMS, 26 países ainda registram casos da doença e quatro deles são endêmicos, ou seja, possuem transmissão constante: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão.

 

Já com relação à campanha contra o sarampo, o objetivo é resgatar os menores de cinco anos que ainda não foram vacinados contra a doença, no sentido de garantir a manutenção do estado de eliminação do sarampo e rubéola no país.

Skip to content