Cerimônia no 6º Distrito Naval marca o Dia do Marinheiro no Pantanal

Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 12 de dezembro, a cerimônia comemorativa ao Dia do Marinheiro. Desta vez, em virtude da chuva, o comando do 6° Distrito Naval de Ladário, promoveu o evento nas instalações do 4° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-4).

 

A cerimônia esteve à frente do contra-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, comandante do Distrito Naval, e contou com as presenças do prefeito Paulo Duarte, de Corumbá, e José Antônio Assad e Faria, de Ladário; vereadores, além de outras autoridades civis, militares e convidados.

 

Durante a cerimônia foi lida a ordem do Dia do Marinheiro, feita pelo Comandante da Marinha do Brasil, almirante de esquadra Júlio Soares de Moura Neto. Ele destacou que ser marinheiro “é alguém que escolhe uma vida de dedicação integral à Nação, caracterizada pela alegria e o orgulho do dever cumprido; que demonstra, diuturnamente, todo o seu amor e devoção pela Força; que preza o convívio a bordo das nossas Organizações, onde compartilha a lealdade e o companheirismo; e que tem a clara noção de que a construção da Marinha almejada depende da união dos esforços de cada um de seus componentes, pois todos são importantes e têm um papel a desempenhar”.

 

Para o contra-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, apesar da chuva o evento não perdeu seu brilho, pelo fato de ser um dia de comemorações, dia de celebrar o patrono Joaquim Marquês de Lisboa, o Marquês de Tamandaré.

 

“O almirante Tamandaré deu exemplo, viveu em uma época conturbada e foi um herói da Pátria. Se temos hoje um país desse tamanho e unido, é graças às intervenções que ele fez com a nossa Marinha, à época, para mantermos um país soberano”, lembrou o contra-almirante.

 

O prefeito Paulo Duarte destacou a importância da Marinha para os corumbaenses, ladarenses e pantaneiros. “A Marinha realiza um trabalho muito importante na região e este Dia do Marinheiro tem um gostinho especial, porque, provavelmente, deve ser último ano da cerimônia com a presença do contra-almirante Edervaldo que cumpre muito bem o seu papel institucional. Falo de um amigo que conquistei e, com certeza, terei um amigo onde ele for, não só ele, como a sua esposa Luene, pelo trabalho que eles fizeram, pelo profissionalismo” destacou.

 

Durante a cerimônia, diversas personalidades civis e militares foram agraciadas com a Medalha “Mérito Tamandaré”, pelos serviços prestados na divulgação e no fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil, honrando seus feitos ou realçando seus vultos históricos.

 

“A medalha do Mérito Tamandaré é uma forma que a Marinha tem de prestigiar e reconhecer o trabalho dessas pessoas”, comentou o comandante do 6º Distrito.

 

A programação alusiva ao Dia do Marinheiro continua até domingo, 14 de dezembro, 18h30, com a cerimônia de troca da guarda, concerto musical com bandas da Marinha, do Exército, de Ladário e de Corumbá, além da premiação do concurso de desenho e da inauguração da iluminação do Pórtico com as luzes de Natal, seguido de um show pirotécnico.

Skip to content