Ligações de rede de esgoto que cortam galerias de água pluviais são refeitas

A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) está realizando serviços de correção nas redes de esgotamento sanitário que cortam as galerias pluviais, prejudicando o fluxo normal de água em períodos de chuvas. O problema foi detectado pelas equipes da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos da Prefeitura que notificaram a gerência local da Sanesul na cidade, visando a execução dos trabalhos, evitando transtornos para a população.

 

Na manhã desta segunda-feira, 15, uma equipe da empresa que presta serviços à Sanesul, estava trabalhando na região central da cidade, na Rua Major Gama, entre a Cabral e a Colombo. Somente neste trecho, todas as intervenções executadas na época em que a rede de esgoto foi implantada, cortavam a galeria de água pluvial.

 

Para resolver o problema, os trabalhadores estão refazendo as ligações, com instalação de uma luva de pvc, desviando a rede da galeria. Ao mesmo tempo, estão substituindo parte da tubulação danificada e que interrompia o fluxo normal de água.

 

Segundo o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Gerson da Costa Melo, o problema foi detectado por uma equipe que está realizando levantamento na cidade, por onde passou a rede de esgotamento sanitário. “São pontos de estrangulamentos que estão causando inundações e prejuízos não só aos cofres públicos, mas à própria população”, explicou.

 

Ele lembra que a orientação do prefeito Paulo Duarte foi buscar uma solução para este tipo de problema, evitando prejuízos aos moradores e comerciantes. “O primeiro trecho detectado foi na região da Dom Aquino e Firmo de Matos. A existência de rede de esgoto cortando a galeria, acabou prejudicando o fluxo normal da água de chuva, e reteve todo tipo de detrito como sacos plásticos, latinhas de refrigerante e de cerveja, garrafas pets, entre outros, tudo levado para as galerias, causando entupimentos”, observou.

 

Ele lembra que as correções que estão ocorrendo fazem parte do trabalho desenvolvido junto à Sanesul, no sentindo de se eliminar os pontos de estrangulamentos para um perfeito funcionamento das redes de água pluvial e também de esgoto. 

Skip to content