Mercado de trabalho corumbaense registra saldo positivo em 2014

De janeiro a novembro, 178 novas vagas de trabalho foram criadas em Corumbá. De acordo com o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho, até o mês passado foram realizadas 6463 admissões, contra 6285 demissões. Segundo o Observatório do Mercado de Trabalho da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, o saldo é 100% maior que o mesmo período de 2013.

 

No mês de novembro, a geração de empregos no município apresentou resultado negativo se comparado com o mês de outubro. Em novembro, foram 410 admissões e 494 demissões e, levando-se em consideração os dados sazonais, o saldo da geração de emprego foi de –84, com destaque para o setor Serviços com saldo negativo de –126 postos de trabalho.  

 

“Ao analisarmos os últimos 12 meses corridos, as admissões somam 6.463 registros e as demissões 6.285, totalizando 178 novos postos. Com isso, consideramos que no médio e longo prazo, o mercado de trabalho de Corumbá tem apresentado bons resultados mesmo diante de ajustes pontuais”, aponta o estudo.

 

Outro ponto a ser destacado é quanto ao salário médio de admissão. Três setores registraram consecutivos aumentos nos salários, os quais: Extrativa Mineral, Comércio e Serviços. Os setores de Comércio, Serviços e Agropecuária ainda destacaram-se por terem sido os responsáveis pelo maior número de contratações. Já os setores de Construção Civil, Indústria de Transformação e Agropecuária foram os que menos contrataram no respectivo período.   

 

O setor terciário mostra sua força característica de final de ano e representou no mês de novembro, contabilizando sozinho 74% do total das admissões e 69% das demissões no município.

 

O Observatório do Mercado de Trabalho é uma pesquisa que visa reproduzir informações e ações do Mercado de Trabalho em Corumbá, através dos dados do Ministério do Trabalho e Emprego.

Skip to content