Prefeito reforça ações afirmativas de promoção da igualdade racial

O prefeito Paulo Duarte reforçou seu compromisso de implementar cada vez mais as políticas públicas e ações afirmativas de promoção da igualdade racial em Corumbá, durante um encontro com lideranças do movimento negro em seu gabinete. Na oportunidade, Duarte ressaltou ser de extrema importância o respeito entre as raças e da diversidade entre os povos, visto que o Município possui mais de 70% da população afrodescendente.

 

Durante o encontro o prefeito ouviu atentamente as reivindicações das associações quilombolas urbanas do Município (Família Campos Correa, Família Ozório e da Associação Quilombola Descendente de Maria Teodora), bem como dos representantes dos grupos de capoeiras (Cordão de Ouro, Filhos de Jamaica, Conceição da Praia, Por do Sol e Liberdades dos Negros).

 

O encontro contou ainda com participação de representantes das religiões de matriz africanas, da pastoral afro, e também o representante da ACODFAL, associação que discute e trabalha com pessoas portadoras da Anemia Falciforme, doença que atinge na maioria a população negra. Participaram também representante da Coordenação Nacional das Entidades Negras (CONEN) e representantes do Movimento Negro Unificado (MNU/MS).

 

O Chefe do Executivo corumbaense fez uma solicitação às entidades para que elas organizem um plano de trabalho estratégico e um calendário de atividades e ações sociais. A pedido de Duarte, o subsecretario de Assistência Social e Cidadania Nilo Correa, presente na reunião, será o responsável pela interlocução entre as diversas secretarias da Administração Municipal, inclusive da Gerência de Politicas para Igualdade Racial, para que se obtenha a intersetoralidade entre as políticas públicas desenvolvidas.

 

O gerente de Politicas para Igualdade Racial, Rogerio César dos Santos, aproveitou a oportunidade e fez a prestação de contas das atividades da pasta durante o ano para os representantes das entidades do movimento negro. Ele entregou ao prefeito um relatório das atividades desenvolvidas, também entregue à Secretaria de Assistência Social e Cidadania, a qual a gerência faz parte.

 

Rogerio ressaltou em nome das pessoas presentes que “o encontro mostrou o compromisso do nosso prefeito com o movimento negro de Corumbá. Saímos daqui com a certeza que nossas ações terão êxitos com a unidade do movimento e do poder executivo”.

Skip to content