Prefeito reforça compromisso com crianças ao receber Plano pela 1ª Infância

Após sete meses de trabalho realizado entre os meses de abril e outubro deste ano, o “Plano Municipal pela Primeira Infância” foi apresentado e entregue ao prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, na tarde desta segunda-feira, 15 de dezembro. O documento foi aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Corumbá (CMDCA) cujos integrantes fizeram questão de apresentar os resultados ao chefe do Executivo que os recebeu na sala de reuniões do gabinete na Prefeitura Municipal de Corumbá.

 

Adelma Galeano, que presidiu os trabalhos para elaboração do Plano, comentou brevemente como foi a metodologia utilizada que buscou ouvir não apenas os anseios das crianças, mas de toda a comunidade.

 

“Aqui está compilado o que as crianças pensam e o que querem para o município de Corumbá. Antes de finalizar o Plano, pegamos cinco locais e ouvimos quase 300 pessoas. Apresentamos todas as propostas, eixos temáticos e pedimos a eles que colocassem ali o que eles queriam para sua comunidade”, explicou ao lembrar que o documento se inicia com um diagnóstico da situação infantil para, então, elencar as propostas coletadas.

 

Dentre os vários eixos que integram o trabalho estão Assistência Social, Saúde, Educação, Diversidade de Gênero e até mesmo a Prevenção de Acidentes durante a primeira infância, isso tudo como forma de efetivar um cuidado integral nessa importante fase da vida.

 

“A primeira infância e importante porque é onde tudo acontece por isso esse plano é muito importante. O eixo 2 que é o Direito de Brincar é visto com bastante zelo porque a criança comunica tudo pela forma de brincadeira, inclusive um sonho antigo, que é a brinquedoteca municipal, foi registrada porque há muitos crianças que não tem esse espaço com pessoas especializadas”, disse ao reforçar que o documento contempla ainda a criança índia, ribeirinha e negra. “É um plano que é para o município de Corumbá, diferentemente do que muitos falam que seria um plano da rede municipal”, sintetizou Adelma.

 

O prefeito Paulo Duarte recebeu o documento e equiparou o seu conteúdo a uma espécie de plano diretor voltado ao público infantil. O chefe do Executivo comentou sobre o documento que foi elaborado com o apoio técnico da OMEP-Brasil e do Instituto Imaginário.

 

“O caminho é esse: apostar nas crianças. Eu, particularmente, gosto muito de crianças. Os indicadores das escolas em tempo integral são muito animadores. Além disso, os equipamentos novos que estão sendo criados na cidade como o CEU (Centro de Esporte e Cultura Unificados), o CEI, precisam ter espaços reservados para as crianças”, disse o prefeito que foi citado pelos integrantes do Conselho como aquele que aumentou o número de creches e escolas integrais no município, além do programa Bons Ventos que está climatizando as escolas da Rede Municipal.

 

Paulo Duarte afirmou que o documento será encaminhada à área jurídica e, posteriormente, enviado à Câmara Municipal para sua aprovação e, posteriormente, sua aplicação pelo Executivo.

 

Corumbá foi a segunda cidade dentro de Mato Grosso do Sul a possuir um Plano voltada para a primeira infância que compreende a faixa etária do 0 aos 6 anos. 

Skip to content