População ribeirinha da região do Paraguai Mirim está sendo atendida pela Prefeitura de Corumbá com dois cursos profissionalizantes, atendendo 40 pessoas na região. As atividades integram a programação da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, por meio do Centro de Referência de Assistência Social Itinerante (CRAS Itinerante).
Os cursos acontecem nesta segunda e terça-feira, 01 e 02 de dezembro. Um deles é sobre mecânica de motor de popa, direcionado a 25 pessoas, e o segundo é sobre Produção Caseira de Pães, Bolos, Biscoitos e Salgados, destinado a 15 mulheres. Os dois cursos são direcionados a beneficiários do Programa Bolsa Família.
As capacitações estão sendo possível graças à viabilização de uma lancha social doada pelo Ministério de Desenvolvimento Social, que está sendo utilizada pela equipe do CRAS Itinerante composta pela coordenação, assistentes sociais e psicóloga, que estão acompanhando e dando suporte à ação.
Os cursos foram indicados por meio da equipe técnica do CRAS Itinerante, diante da necessidade diagnosticada, e vai qualificar a comunidade do Paraguai Mirim que poderá usufruir dos conhecimentos adquiridos profissionalmente, principalmente em relação ao curso de motor de popa, já que a maioria trabalha com pesca e possuem motores conhecidos como “rabetas”.
Quanto ao curso de Panificação tem como característica principal, melhorar a qualidade da alimentação daquelas famílias e promover oportunidades de geração de renda.
A equipe do CRAS Itinerante é composta por Lilia Maria Gouveia Bezerra, coordenadora; Josinei Severino, agente da Defesa Civil, Ana Laura Gomes da S. Carvalho e Saturnino de Almeida Filho, assistentes sociais; Jessica Silva de Arruda, Denilson Rogério das Neves, piloteiro, e Ivonel João de Souza Pinto, maquinista mecânico.