Prefeitura mantém serviços emergenciais em vias urbanas da cidade

A Prefeitura de Corumbá está intensificando o ritmo dos trabalhos de recuperação de ruas pavimentadas e não pavimentadas na área urbana. Os serviços estão concentrados na operação tapa buraco, voltado para ruas pavimentadas, e manutenção de vias não pavimentadas, com prioridade para as linhas de ônibus.

 

Os trabalhos estão sendo executados pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos e foram intensificadas neste final de ano para melhorar as condições de trafegabilidade. “São intervenções que estamos executando desde o mês de novembro para melhorar as condições de tráfego e minimizar ao máximo os problemas para a população”, explicou o secretário da pasta, Gerson da Costa Melo.

 

Somente na operação tapa buraco, a Prefeitura conta com duas equipes, uma na região central, abaixo da rede ferroviária, e outra na parte alta, acima da rede. Na sexta-feira, 26, os trabalhos estavam concentrados na Rua Batista das Neves, prolongamento da Joaquim Murtinho, região norte da cidade.

 

“Ainda neste mês vamos concluir esta área do centro e parte do Bairro Dom Bosco”, disse o secretário, observando que, pelo cronograma estabelecido pela secretaria, no início de janeiro, a operação vai atender as ruas dos bairros Universitário e Maria Leite, e em fevereiro retorna ao Dom Bosco.

 

Já na região acima dos trilhos, sul, as prioridades são as vias com grande fluxo de tráfego, conhecidos como corredores, e as linhas de ônibus. “Já executamos os serviços em ruas importantes como a Edu Rocha, Gonçalves Dias, entre outras”, explicou Gerson. “Em janeiro vamos entrar na região da Nova Corumbá e no Guarani, e em fevereiro, estaremos fazendo os bairros Aeroporto e Nossa Senhora de Fátima”, completou.

 

Recapeamento

 

O secretário lembra ainda que a operação tapa buraco visa dar condições de tráfego nas principais ruas da cidade. Ele lembra que a Prefeitura tem um programa de recapeamento que este ano permitiu recuperação de 67 quadras tanto na área central como nos bairros.

 

“Estamos preparando a segunda etapa para 2015. Este serviço é a solução para recuperarmos as principais vias urbanas de Corumbá. Enquanto aguardamos o início da segunda etapa do recapeamento, o prefeito Paulo Duarte determinou que fosse realizada esta operação tapa buraco para melhorarmos ruas com grande fluxo de tráfego que deverão ser recapeadas em 2015”, explicou.

 

“A solução é o recapeamento, mas para que o pavimento não seja totalmente deteriorado com as intensas chuvas, esta operação tapa buraco foi desencadeada justamente para evitar que isto aconteça e melhorar as condições de tráfego”, ressaltou.

 

Os serviços, conforme o secretário, estão atendendo vias importantes como a Porto Carrero, Edu Rocha, Gonçalves Dias, Sete de Setembro, Firmo de Matos, Major Gama, Minas Gerais, Hélio Benzi, Theodomiro Serra, Duque de Caxias, Dom Aquino, 13 de Junho, entre outras.

 

Via não pavimentadas

 

A Prefeitura está também preocupada com as vias não pavimentadas que, durante as chuvas, acabam causando problemas à população. “As nossas prioridades são as linhas de ônibus. No entanto, estamos mantendo uma equipe emergencial para atender situações críticas”, disse Gerson da Costa Melo.

 

E uma dessas situações críticas foi atendida na sexta-feira. Por orientação do prefeito Paulo Duarte, uma equipe da Prefeitura iniciou a manutenção da Rua José Fragelli, entre a Bahia e a Pernambuco, no Bairro Guarani. “Era uma situação caótica. A rua estava intransitável devido às últimas chuvas. Após as primeiras intervenções já deu para ver as melhorias naquele trecho”, disse o secretário, adiantando que os serviços serão concluídos neste sábado.

Skip to content