Cama & Café é lançado e Corumbá já inaugura dois empreendimentos

A Prefeitura de Corumbá lançou no final da tarde de terça-feira, 27, o programa Cama & Café com a inauguração das duas primeiras casas de hospedagem alternativa, a Casa Branca e a Casa da Mama. O ato foi comandado pelo prefeito Paulo Duarte que destacou a iniciativa pioneira no Mato Grosso do Sul, ressaltando que este tipo de hospedagem fortalece ainda mais a Cidade Branca com a criação de novos leitos.

 

O Cama & Café é um programa do Ministério do Turismo desenvolvido em Corumbá pela Prefeitura, por meio da Fundação de Turismo do Pantanal. O Sebrae também foi parceiro nesta iniciativa, cuja proposta é possibilitar que os moradores recebam turistas e ofereçam serviços de quarto, limpeza e café da manhã, de forma mais acolhedora, hospitaleira e econômica.

 

O primeiro empreendimento aberto foi a Casa Branca, do casal Ataíde da Silva Junior e Flávia Lima, localizada na Rua Dom Aquino, 559, centro da cidade, entre as ruas Antônio João e Tiradentes.

 

O casal pensou em tudo e deixou a casa com os traços de como ela era originalmente, sem esquecer é claro, do conforto que todo o hospede precisa. A Casa Branca possui três quartos, sendo um suíte e os outros dois com um banheiro compartilhado, podendo abrigar até dez pessoas. Disponibiliza ainda uma sala de televisão e refeitório, tudo climatizado, além de uma área de lazer com piscina e churrasqueira.

 

“Nós já estávamos pensando em comprar um imóvel e abrir uma pousada. Mas, tudo não passava de uma conversa, um sonho. Eu li sobre o programa em uma revista. Escondi do meu marido por um tempo com medo de investir e não dar certo. Mais ele acabou voltando ao assunto e mostrei a revista. Fomos ao Sebrae nos informar mais fizemos o nosso cadastro para participar das capacitações que nos foram oferecidas”, disse Ana Flávia.

 

E foi uma capacitação sobre hotelaria que mais agradou. “Nos deu uma grande visão de como poderíamos decorar e criar o nosso estilo”, contou Flávia que já está com sua casa inscrita nos sites de pesquisas para locação de imóvel.

 

Casa da Mama

 

A segunda unidade aberta na tarde de ontem foi a Casa da Mama, de

Elma Mônaco, localizada na Rua Firmo de Matos, 1.400, entre a Cabral e Joaquim Murtinho. Ela informou que procurou manter o aconchego do seu lar e abriu apenas um cômodo que já tem um hóspede: é a médica Silene Silva, que já está com ela ha dois meses.

 

“Como eu já tinha conhecidos na cidade quando vim morar aqui, eles me indicaram a casa da dona Elma para morar. Chegando aqui vi que o nome ‘Casa da Mama’ faz jus à personalidade dela. Aqui eu me sinto em casa, tenho a companhia deles durante o café da manhã, além das amizades que acabei fazendo”, revelou Silene que pontuou que o projeto é realmente viável. “Além da parte econômica, o projeto acaba unindo as pessoas, e isso você não tem quando se hospeda em um hotel”.

 

Dona Elma, proprietária do empreendimento diz que resolveu participar do programa Cama e Café por sentir muita falta do convívio com as pessoas. “Eu sou funcionária pública aposentada de Miranda. Quando me mudei para cá, para acompanhar meu marido que veio para trabalhar, acabei ficando em casa cuidando apenas dos meus filhos. Sentia falta do convívio com as pessoas. Foi quando a minha filha viu e me ligou falando sobre esse projeto”, comentou.

 

“Procurei a Fundação de Turismo e me informei sobre o que precisava. Acabei me adequando e recebendo as capacitações. Hoje tenho um quarto já com uma hospede e pretendo, se Deus quiser, ampliar e assim aumentar a minha renda um pouco mais”, concluiu.

 

Diferencial

 

O prefeito Paulo Duarte lembrou que o fato de Corumbá ser uma cidade turística, o programa Cama e Café será um diferencial e, além de ampliar o número de leitos, vai gerar renda extra para as pessoas.

 

“Nós estamos lá, no site do Ministério do Turismo, como a primeira cidade do Estado a implantar o programa. Isso já é um diferencial, assim como cada casa que tem o seu jeito de ser e de atender. Na Casa da Mama já temos uma hóspede que tem toda atenção da proprietária. Na Casa Branca há espaço para mais pessoas e assim, cada uma acaba sendo um diferencial”.

 

O Chefe do Executivo corumbaense informou que a cidade já conta com cinco empreendimentos cadastrados. “Agora abriram dois. Em fevereiro, mais três devem iniciar as atividades. Como a procura tem sido grande, resolvemos abrir a partir de março, credenciamentos para outras unidades. A procura está grande e isso é muito bom, ainda mais para a nossa cidade que tem um enorme potencial turístico”.

 

A diretora-presidente da Fundação de Turismo, Hélènemarie Fernandes, lembra que para as pessoas aderirem ao programa, é preciso cumprir um pré-requisito. Um deles é que cada imóvel tenha até três leitos, para acomodar até nove pessoas, evitando concorrência com outras modalidades de hospedagem.

 

“Dentro do conceito do projeto Cama e Café, existe uma classificação de uma a quatro estrelas. Aqui não é diferente e isso faz com que cada Casa tenha sua identidade, sua peculiaridade, tornando-as especiais. Isso só é possível graças a parceria que temos com o Sebrae que capacita essas pessoas e faz com que cada uma descubra a sua identidade, para que assim possam atrair hospedes iguais a eles”, explicou, observando que todos interessados recebem apoio em relação às questões burocráticas para receber os benefícios que o Ministério do Turismo oferece aos cadastrados no programa.

 

“Nós, Corumbá, somos o primeiro município do Mato Grosso do Sul a legislar e regulamentar o Cama e Café. Por isso a nossa preocupação é fazer com que tudo saia bem e assim criar oportunidade para que a população crie alternativas para ganhar uma renda e aproveitar o grande potencial turístico que temos”, concluiu.

 

O programa é aberto àquelas pessoas proprietárias de imóveis que tenham ao menos um quarto sobressalente em casa e possuam o perfil hospitaleiro, que é peculiar ao povo corumbaense. Todo o trabalho de implantação do Cama & Café é acompanhado pelo Sebrae/MS.

Skip to content