Colônia de férias do projeto INTER-CRAS atende 120 crianças e adolescentes

A primeira colônia de férias realizada pela Prefeitura Municipal reuniu cerca de 120 crianças e adolescentes. O evento integra um projeto desenvolvimento pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania, por meio dos centros de Referência de Assistência Social, o INTER – CRAS.

 

A tarde de lazer aconteceu na Praça do Sesi, no Bairro Maria Leite. Foi uma forma de reunir todas as crianças que estão participando do projeto nos CRAS I, II, III, IV e Rural.

 

O projeto que começou no dia 05 de janeiro e vai até 05 de fevereiro. Durante o dia, crianças e adolescentes de 06 a 16 anos, contam com as mais diferentes atividades de recreação.

 

Segundo Katia Capille, coordenadora do CRAS I, a iniciativa da tarde de lazer envolvendo todos os CRAS, foi uma forma de promover atividades recreativas envolvendo todas as crianças. Durante o período, elas participaram de jogos de futebol, futsal, vôlei, provas de percurso, torre copos, perguntas e respostas e acerte o palhaço. “São atividades que já eram realizadas em cada unidade do CRAS e, agora, resolvemos unir as crianças dos CRAS para que elas interajam melhor”.

 

Para a adolescente Joana Silva, de 08 anos, esse projeto deixou as suas férias mais animadas. “Gostei muito dessa colônia de férias, porque eu pude brincar mais, conhecer novas amiguinhas. Por mim isso devia acontecer o ano todo, pois assim tenho o que fazer e não fico em casa sem fazer nada”.

 

A primeira dama Maria Clara Scardini, diretora-presidente da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico, foi conferir o trabalho realizado pelos CRAS e concluiu que este primeiro projeto foi um sucesso pela grande adesão no número de crianças.

 

“Podemos ver que as crianças e adolescentes estão realmente focados e interessados no que estão fazendo. Para se ter uma ideia, não temos hoje aqui, nenhuma criança com celular na mão, todos estão brincando ou fazendo alguma atividade física. Sem dúvida nenhuma, acho que temos que fortalecer esse tipo de atividade, a integração com os CRAS e principalmente usar esses espaços, que muitas vezes ficam até subutilizados pela população”, destacou.

 

A secretária de Assistência Social e Cidadania, Andrea Ulle, destacou a iniciativa do projeto piloto, que deverá ter continuidade daqui para frente. “É um período onde os pais não tem como estar propiciando algumas atividades para as crianças, porque trabalham e as crianças acabam ficando ociosas. Além disso, é uma oportunidade de convivência entre as crianças”, comentou.

 

O projeto é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, sob coordenação dos CRAS do Centro América, Guató, Cervejaria, Aeroporto e da zona rural. Está permitindo reunir alunos oriundos das famílias cadastradas nos programas sociais desenvolvidos no Município, em parceria com o Governo Federal.

Skip to content