Concurso de Marchinhas, baile e “Esquenta”, atrações em Corumbá

Corumbá terá um sábado e um domingo movimentados. É que nestes dois dias, a Prefeitura esta com uma programação especial dentro do Carnaval Cultural 2015, com a realização do Concurso de Marchinhas Carnavalescas, baile de pré-carnaval e Concurso de Estandarte, e o “Esquenta Corumbá”.

 

No sábado, 31, a partir das 18 horas, acontece a etapa preliminar do Concurso de Marchinhas. Será na estrutura montada no Porto Geral, às margens do Rio Paraguai, com direito a um dos mais belos visuais pantaneiros, o pôr do sol pantaneiro.

 

Também no sábado, a partir das 22 horas, acontece o baile pré-carnaval e o Concurso de Estandarte no Corumbaense Futebol Clube.

 

Já no domingo, dia 1º de fevereiro, a partir das 18 horas no Porto Geral, a final do Concurso de Marchinhas. A noite terá ainda a segunda edição do “Esquenta Corumbá” de 2015. Será a partir das 21 horas e a atração será a Escola de Samba Império do Morro com sua bateria e passistas.

 

Muita movimentação

 

Este ano, como de costume, o carnaval corumbaense, considerado o maior e melhor do centro oeste brasileiro, está movimentado. A programação preparada pela Prefeitura, por meio da Fundação de Cultura de Corumbá, que coordena a folia, é extensa.

 

Além das atrações de sábado e domingo, a festa contará ainda com o ensaio técnico das escolas de samba no dia 07 de fevereiro, a partir das 19 horas, na Passarela do Samba (Rua Frei Mariano e Avenida General Rondon), que já está recebendo toda a estrutura.

 

No dia 08, domingo, desfile de fantasia infantil no Porto Geral, a partir das 19 horas, e o “Esquenta Corumbá” a partir das 21, com a escola de samba A Pesada.

 

O tradicional bloco Sandálias de Frei Mariano sai no dia 11 de fevereiro, uma quarta-feira, com concentração às 20 horas, na Rua América entre Frei Mariano e Antônio Maria.

 

No dia 12 de fevereiro, quinta-feira, a folia será animada pelo Bloco os Fusqueiros, 20 horas; descida dos Blocos de Sujo, e o Desfile de  

Fantasia no Corumbaense Futebol Clube, a partir das 20 horas.

 

No dia 13, sexta-feira, quem toma conta da passarela do Samba são os blocos de sujos, com destaque para o Cibalena que arrasta uma verdadeira multidão. A estimativa é que mais de 20 mil pessoas participem do bloco este ano.

 

A noite de sexta-feira será encerrada com três shows populares no palco da Praça Generoso Ponce. A abertura será às 22 horas e vão se apresentar bandas locais.

 

O sábado de carnaval, 14, terá folia no Distrito de Albuquerque com o baile infantil às 16 horas e o show baile a partir das 20 horas, no

Centro Comunitário.

 

Neste mesmo dia, a partir das 20h30, acontece o desfile dos blocos oficiais na Passarela do Samba: Flor de Abacate; Oliveira Somos Nós; Os Intocáveis; Bloco Arthur Marinho; Afro Samba Reggae (Antigo Olodum); Praia, Bola e Cerveja; Vitória Régia; Bola Preta; Nação Zumbi; Águia da Vila, e Clube dos Sem. Já na madrugada de domingo, show local na Generoso Ponce.

 

O domingo, 15, começa com o bloco Afoxé Muzenza Pantaneiro descendo a avenida, às 19 horas. Nesta mesma noite, a partir das 20h30, desfile das escolas de samba do segundo grupo: Grêmio Recreativo Escola de Samba Caprichosos de Corumbá; Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeira do Pantanal; Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Major Gama, e Grêmio Recreativo Escola de Samba Imperatriz Corumbaense. Quem encerra será o Grêmio Recreativo Escola de Samba Marquês de Sapucaí que desfila já pelo grupo especial. A noite será encerrada com um show local na Generoso Ponce, a partir das 03 horas.

 

A segunda-feira, 16, reserva o desfile das escolas de samba do primeiro grupo. A partir das 20h30 passam pela Passarela do Samba o Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Independente da Nova Corumbá; Grêmio Recreativo Escola de Samba Império do Morro; Grêmio Recreativo Escola de Samba A Pesada; Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Pantanal, e Grêmio Recreativo Escola de Samba Vila Mamona. Na praça, show local a partir das 03 horas da manhã de terça.

 

E, para reviver o passado, a última noite do carnaval corumbaense marca o Desfile Cultural na Passarela do Samba. A partir das 20 horas, desfilam os Bonecões, a Corte de Momo, Corso (carros antigos), os Fuscas, Ala das Pastoras, Ala dos Marinheiros, Bloco do Frevo, e os Cordões Carnavalescos: Cinelândia, Cravo Vermelho, Flor de Corumbá e Paraíso dos Foliões. O encerramento será com o Bloco dos Palhaços.

 

Já no palco da Generoso Ponce, um show nacional com Gaby Amarantos, a partir das 23 horas. E a folia promete seguir até o amanhecer da quarta-feira de cinzas com mais dois shows com bandas locais.

 

E, na quarta-feira, 18, na Passarela do Samba, a partir das 16 horas, apuração do desfile de Cordões Carnavalescos, dos Blocos Oficiais e das Escolas de Samba do primeiro e segundo grupo. 

Skip to content