Em posse de servidores, prefeito diz que UPA é um marco na saúde pública

O prefeito Paulo Duarte empossou na manhã desta segunda-feira, 19, os novos servidores aprovados no concurso público para provimento de cargos efetivos da carreira Saúde Pública do Quadro de Pessoal do Poder Executivo. A maioria vai compor a equipe da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA – 24 Horas) que será inaugurada no dia 30 de janeiro, já atendendo a população.

 

Em conversa com os novos servidores, o prefeito classificou o momento como “um marco na saúde pública de Corumbá” e que a UPA – 24 Horas será entregue no final do mês já com toda estrutura para atender a população corumbaense.

 

Paulo lembrou que esta é a última etapa para colocar a UPA construída no Bairro Guató em funcionamento. “O Município investiu mais de R$ 2 milhões na conclusão do prédio que está pronto desde o ano passado. Mas, não adiantava inaugurar apenas a obra física. É preciso entregar com todos os equipamentos necessários e com uma equipe em condições de atender a nossa população. Equipamos e agora estamos completando esta etapa com a posse da equipe que vai trabalhar no local”, comentou.

 

O prefeito observou que, com a posse, o Município inicia “uma etapa importante na saúde pública corumbaense”. Ele lembrou que a UPA vai fortalecer o setor que, até então, conta apenas com o Pronto Socorro Municipal para atender uma cidade com 110 mil habitantes, além de Ladário e as cidades vizinhas localizadas em território boliviano.

 

Pediu empenho de todos os servidores para vencer os desafios e prestar um bom serviço à população. “A saúde é uma área sensível. Sabemos das nossas dificuldades, das deficiências. Mas, apesar dos problemas, a nossa saúde está melhor que em muitas cidades do Estado, mas é preciso melhorar mais”, enfatizou, solicitando empenho de todos.

 

A UPA será entregue no dia 30 de janeiro. Fica localizada no Bairro Guató, no Conjunto Residencial Ana Brites. “Está em uma região que está crescendo muito. A Prefeitura está construindo 1.040 unidades habitacionais na parte alta e a UPA será de extrema importância para atender a demanda. Vai desafogar o Pronto Socorro e fortalecer os serviços de saúde em nossa cidade”, concluiu Duarte.

 

Treinamento

 

Os novos servidores empossados participaram do último concurso realizado pela Prefeitura, especificamente para a Saúde. Foram chamados nesta etapa 56 pessoas. Segundo a secretária da pasta, Dinaci Ranzi, o grupo, durante esta semana e na outra, passará por treinamentos, para iniciar as funções com a inauguração da UPA.

 

Ranzi também pediu empenho de toda a equipe e destacou o crescimento do setor de urgência e emergência a partir do início das atividades da UPA 24 Horas. Hoje, a cidade conta com o Pronto Socorro Municipal e com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), além da Unidade de Saúde Paulo Maissato, da Nova Corumbá, que é de emergência, que presta um serviço à população com horário diferenciado.

 

Segundo ela, o prefeito Paulo Duarte tem feito de tudo no sentido de valorizar o servidor, “dando condições a ele de prestar um bom serviço à população”. Disse que a UPA será um desafio grande, mas se mostrou confiante de que “a equipe dará ótimo retorno à sociedade, com o desenvolvimento de um grande trabalho”.

 

Posse

 

A posse foi efetuada pela equipe de Recursos Humanos da Secretaria de Gestão Pública. O secretário Luiz Henrique Maia de Paula acompanhou o processo, assim como o subsecretário de Saúde, Cristiano Xavier, que é diretor do Hospital de Corumbá.

 

Foram empossados na manhã de hoje profissionais para os cargos de Enfermeiro – Urgência e Emergência – Profissional de Serviço de Saúde; Farmacêutico – Profissional de Serviço de Saúde; Médicos Anestesiologista, Ginecologista/Obstetra, Oftalmologista, Oncologista, Ortopedista, Pediatra, Plantonista – Urgência e Emergência, Radiologista, Reumatologista, Ultrassonografista (todos Profissionais de Medicina); Assistente Social – Profissional de Serviço de Saúde, além de Técnico de Enfermagem – Técnico de Serviços de Saúde II; Técnico de Radiologia – Técnico de Serviços de Saúde II, e Técnico de Serviços de Saúde I – Atendimento e Recepção.

 

Um dos novos servidores é Matheus de Camargo Ruiz, 18 anos. Ele passou em quinto lugar no concurso para o cargo de Técnico de Serviços de Saúde I – Atendimento e Recepção. É o seu primeiro emprego. Trabalhar na Prefeitura, para ele, será uma oportunidade de contribuir para a “melhoria da qualidade de vida do ser humano”.

 

Ele optou pelo concurso incentivado por amigos e mesmo tendo sido aprovado no curso de Engenharia, em Cuiabá, preferiu continuar em Corumbá, onde já faz Administração e se prepara para tentar a faculdade de Direito. “Não vou precisar sair do conforto da minha casa. Além disso, a Prefeitura é um órgão que proporciona novos caminhos para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Vai ser bom trabalhar aqui”, completou.

Skip to content