Prefeitura age contra a dengue e realiza primeiro LIRAa de 2015

O Centro de Controle de Zoonoses iniciou nessa segunda-feira, 05, o primeiro Ciclo/2015 do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) para detectar a incidência de infestação do mosquito transmissor da dengue na região urbana de Corumbá.

 

O trabalho será desenvolvido pelas equipes de agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) durante aproximadamente três dias e será importante para estabelecer as ações de prevenção e combate da doença na cidade.

 

A expectativa é que o índice fique abaixo de 1%, que é o preconizado pelo Ministério da Saúde. No último levantamento, em 20 a 24 de outubro, o LIRAa apresentou uma incidência de 0,42%, que foi o mais baixo registrado este ano.

 

Entretanto, em alguns bairros da cidade o índice ainda estava bastante alto, caso do Aeroporto, com 2,06%, do Maria Leite, com 1,77%, e do Popular Velha, com 0,88%. Apesar da queda, as ações continuam intensas em toda a área urbana da cidade, para reduzir ainda mais os índices e prevenir que a doença avance durante o verão.

Skip to content