Prefeitura implanta coleta de óleo usado para preservar o meio ambiente

A Prefeitura de Corumbá inicia nesta segunda-feira, 26, a coleta de óleo usado para evitar o descarte inadequado, causando danos ao meio ambiente. O serviço faz parte de uma parceria com a empresa VBC Engenharia Ltda., responsável pela execução das obras das 1040 unidades habitacionais do Programa Meu Doce Lar, por meio do programa “Minha Casa, Minha Vida”.

 

“É mais um serviço que estamos disponibilizando para a população corumbaense, atendendo uma orientação do prefeito Paulo Duarte”, afirmou a diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, Luciene Deová. A pasta é a responsável pela execução da coleta, juntamente com a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos.

 

Para se ter uma ideia de como é importante reciclar o óleo, pesquisas apontam que um litro despejado na natureza, polui mais de um milhão de litros de água, um prejuízo enorme para o meio ambiente. O óleo polui rios, lagos, lençóis freáticos e mares. Além disso, pode provocar o entupimento e o rompimento da tubulação da rede de esgoto.

 

Por ser menos denso que a água, o óleo de cozinha forma uma película sobre ela, o que provoca a retenção de sólidos, entupimentos e problemas de drenagem quando colocados em pias ou vasos sanitários, que são redes coletoras de esgoto. Nos arroios e rios, a película formada pelo óleo de cozinha dificulta a troca de gases entre a água e a atmosfera, causando a morte de peixes e outros seres vivos que necessitam de oxigênio.

 

Por tudo isso, a Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação do Meio Ambiente do Pantanal, efetivou a parceria com a VBC Engenharia Ltda., para receber o óleo usado. Segundo Gustavo Castro, responsável técnico pela empresa, o óleo coletado será reutilizado como desmoldante das formas de alumínio para concretos nas unidades habitacionais que estão sendo construídas em Corumbá.

 

Luciene Deová afirma que a coleta é muito importante para que a população possa descartar corretamente o óleo de fritura. “O mais comum é que o óleo seja despejado no ralo da pia da cozinha, mas esta atitude é bastante poluidora e pode causar prejuízos irreversíveis ao meio ambiente”.

 

Ainda de acordo com Deová, existe a preocupação de incentivar a população, sociedade civil e a iniciativa privada, no sentido de descartar de forma adequada o óleo de cozinha usado, por meio de campanhas de sensibilização.

 

Estão programadas ações de educação ambiental nas escolas, nos restaurantes e nos CRAS para conscientizar a comunidade corumbaense sobre a importância de destinar de maneira adequada o óleo usado de cozinha.

 

Recomendação

 

A recomendação sobre o que fazer então com o óleo de cozinha usado nas nossas residências é aguardar o esfriamento do óleo e armazená-lo em garrafas pet ou vasilhames de vidro, se possível, transparente. Tampar bem e quando tiver acumulado alguns litros, entregar no ponto de coleta.

 

Luciene informa que o óleo usado deverá ser entrega na sede da própria Fundação do Meio Ambiente, localizada na Rua 13 de Junho, 1457, no centro da cidade, no horário das 8 às 11 horas, e das 13h30 as 17h30. Para mais informações ligar para o telefone 39075385.

Skip to content