Prefeitura institui comitê itinerante para tratar da dengue nos bairros

Em Corumbá a Prefeitura inova e, a partir desta sexta-feira, 16, as reuniões do Comitê de Combate à Dengue passam ser itinerantes e acontecerão nos bairros da área urbana do Município, com a participação não só dos representantes das mais diversas instituições que integram o organismo, mas também das lideranças comunitárias que estão sendo convidadas a participar dos encontros, quando serão traçadas estratégias de prevenção e combate à dengue e a febre chikungunya.

 

E a primeira reunião do Comitê Itinerante instituído no Município, acontece na sexta, a partir das 14 horas, na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS II), localizado na Rua José Maciel de Barros, s/nº, esquina com a 21 de Setembro, no Bairro Guató, atrás do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

 

A informação é da secretária de Saúde Dinaci Ranzi, destacando que o Comitê Itinerante vai desenvolver atividades nos bairros quen apresentaram alta incidência de infestação do mosquito Aedes aegyti, transmissor das duas doenças, foram elevados, conforme o último levantamento do LIRAa.

 

“Desde o início da atual administração o prefeito Paulo Duarte nos incumbiu, nós e toda a equipe da Prefeitura, para realizarmos ações integradas de prevenção e combate à dengue. Com a chikungunya temos que intensificar ainda mais as nossas atenções e o primeiro passo é fortalecermos as parcerias no controle e prevenção dessas duas doenças”, disse a secretária.

 

Por isso mesmo, na reunião de sexta-feira, a equipe da Saúde considera de extrema importância a participação não só das lideranças do Guató, mas também dos demais bairros da cidade, para que tomem conhecimento da situação, bairro a bairro, o que permitirá intensificar as ações preventivas em todas as localidades, e até mesmo apoiando uns aos outros, auxiliando o Município a evitar uma epidemia.

 

Além das presenças de todos os integrantes do Comitê, formado por representantes de todas as pastas da administração municipal, bem como de outros órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, a Prefeitura está convidando representantes de empresas da cidade, instituições religiosas, da sociedade civil como um todo, para traçar estratégias e evitar epidemia das duas doenças na cidade.

 

Nesta reunião as equipes da Saúde vão apresentar informações atualizadas sobre casos positivos da dengue; total de notificações por bairros; o resultado do primeiro LIRAa realizado este ano; dados referentes à febre chikungunya, além de outras informações, bem como discutir estratégias para prevenção e combate às duas doenças.

Skip to content