Após obras, moradores do Cravo ganham um novo Centro Comunitário

O Centro Comunitário do conjunto Cravo Vermelho está sendo totalmente readequado com espaços inclusive para cursos de qualificação profissional, que vai gerar renda e emprego para os moradores da região. Na manhã desta quarta-feira, 04, o prefeito Paulo Duarte visitou as obras que estão sendo executadas pela Prefeitura, com recursos próprios, oriundos do Fundo Municipal de Investimento Social.

 

A recuperação do Centro Comunitário foi um pedido da comunidade local ao prefeito corumbaense. As obras foram iniciadas há três semanas e, de imediato, a equipe responsável pelos serviços constatou que parte da estrutura do prédio antigo estava condenada.

 

O prédio foi inaugurado no dia 21 de setembro de 1992. Devido a ação do tempo, a estrutura da área coberta encontra-se deteriorada e precisa ser substituída. O secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, engenheiro Gerson da Costa Melo, informou que é preciso refazer esta estrutura para depois trabalhar a nova cobertura.

 

Estes e outros problemas levaram o prefeito a determinar a recuperação total do prédio, bem como a sua ampliação. “Trata-se de um prédio antigo que precisava ser recuperado. Não é uma simples reforma, estamos ampliando as suas instalações para que a população do Cravo tenha um espaço adequado, inclusive para atividades de lazer e realizações de cursos de qualificação profissional”, informou o prefeito.

 

Duarte conversou bastante com o vice-presidente da Associação de Moradores do Cravo, Fausto Cuiabano, informando quais serviços estão sendo realizados no local. Estão sendo construídas mais uma sala, uma cozinha e dispensa, reforma geral das dependências antigas, dos banheiros (um inclusive contará com equipamentos de acessibilidade), do telhado, da área coberta externa, dos muros, bem como do portão de entrada, além das instalações elétricas e hidráulicas.

 

“Era uma obra necessária para melhorar as condições de uso. A partir da conclusão, os moradores contarão com um espaço digno para suas atividades”, explicou o Chefe do Executivo corumbaense. Ele aproveitou para solicitar à comunidade local para que se organize, no sentido de “cuidar desse espaço que é de todos daqui”, e que é preciso se “organizar e estabelecer regras de utilização, inclusive para eventos que possam gerar renda”

 

Fausto Cuiabano elogiou a decisão da Prefeitura em ampliar e reformar o Centro. “Isto aqui estava abandonado. Não tinha condições de uso. Agora não, com esta obra, vamos poder realizar aqui até cursos de qualificação para os moradores, gerar renda e emprego para quem desejar”, disse.

 

Ele lembra que além de estrutura inadequada, o prédio estava com luz e água cortada. “Nem segurança a gente tinha. Uma geladeira que estava aqui, tivemos que levar para a igreja para não sumir. Esta obra é importante. Vamos poder realizar atividades aqui, inclusive para as crianças, tirando-as das ruas, festas para toda a comunidade, cursos e outras atividades com participação dos moradores”, complementa.

 

Com a reforma e ampliação, o prédio passará dos atuais 60,81 metros quadrados para 132,91 metros quadrados de área construída. A conclusão dos serviços acontece dentro desse primeiro semestre.

 

Na visita, o prefeito estava acompanhado da primeira dama e diretora-presidente da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico, Maria Clara Scardini; do secretário Gerson da Costa Melo, e dos assessores Lamartine Figueiredo Costa (que é do FMIS) e Jô Simão.

Skip to content