Corumbá reforça ações contra exploração sexual infantil durante o carnaval

A cidade de Corumbá está reforçando a Campanha de Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes durante este período de carnaval. As ações estão a cargo da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania. Fazem parte de um trabalho desenvolvido diariamente, como forma de fortalecer a rede de proteção integral dos direitos da população infanto-juvenil.

 

As ações contam com participação de equipes da Fundação de Turismo do Pantanal que, desde a semana passada, estão fazendo visitas a hotéis, restaurantes, bares, lanchonetes, postos de combustíveis, pontos de taxi, no sentido de conscientizar a população para que denuncie casos de abusos contra crianças e adolescentes.

 

As atividades da campanha foram iniciadas no dia 24 de janeiro com abordagem social no concurso para a escolha da Corte de Momo, como também nos programas “Esquenta Corumbá” que movimentaram o Porto Geral.

 

Desde a semana passada, as equipes da Assistência Social e Cidadania e do Turismo, estão entregando cartazes e materiais alusivos a campanha, em bares, restaurantes, postos de combustíveis, hotéis e conveniências, além de palestras educativas para  taxistas, moto taxistas, barraqueiros e ambulantes, que circulam no perímetro do carnaval.

 

Agora, durante os sete dias de carnaval, a campanha está sendo reforçada com outdoors fixados em pontos estratégicos de grande fluxo de pessoas, blitz educativas com fixação de adesivos nos veículos e entrega de material de orientação impresso durante todo o evento.

 

Corte Mirim

 

Na noite desta quinta-feira, 12, por exemplo, durante o desfile de fantasias no Corumbaense, que participa é a “Corte de Momo Mirim”, composta por crianças de etnias de afrodescendentes, indígena e com deficiência, representando as crianças e adolescentes corumbaenses.

 

Segundo a secretária de Assistência Social e Cidadania, Mabel Sahib Aguilar, a “Corte de Momo Mirim” vai conclamar a sociedade para aderir à campanha de o combate ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes.

 

Além da programação desta noite, a “Corte Mirim” estará presente também na abertura dos desfiles dos blocos, cordões e das escolas de samba, como também no palco, portando faixa alusiva a campanha, convidando toda a população para fazer parte da Rede de Proteção de Crianças e Adolescentes, com intensa divulgação do Disque 100.

 

“A campanha visa construção de uma cultura de prevenção contra a violência sexual  que atingem  crianças e adolescentes, com ações específica, visando a conscientização da população, em especial dos foliões, para que denunciem abusos por meio do Disque 100 ou  pelo  0800 647 4488, telefone do Conselho Tutelar”, explicou Mabel.

 

A campanha está sendo executado pelo CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social) em articulação com outras políticas públicas, e com os órgãos de garantia de direitos. 

Skip to content