Curso ensina mulheres a produzir sabão ecológico a partir de óleo de cozinha

Mulheres que frequentam o CRAS IV, no bairro Aeroporto, descobriram outro uso para o óleo utilizado na cozinha. Depois de usado em frituras, muitos descartam de forma inadequada despejando-o em pias, ralos que o levam diretamente para galerias de águas pluviais.

 

Para evitar que isso aconteça, a técnica de transformar o óleo usado em sabão foi ensinada em um curso oferecido pela Prefeitura Municipal de Corumbá, através da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal e Secretaria de Assistência Social e Cidadania em parceria com o Senac Corumbá.

 

Com uma quantidade razoável do produto que poderia ter como destino as águas de nosso rio ou o solo, alunos do curso de Técnico em Meio Ambiente, do Senac, ensinaram como produzir um sabão que pode ser usado na própria cozinha.

 

Além do curso de sabão, as freqüentadoras do CRAS também participaram de oficinas que ensinaram técnicas para a confecção de brinquedos a partir de materiais recicláveis e de compostagem doméstica.

 

Em janeiro, a Prefeitura Municipal de Corumbá implantou a coleta de óleo usado para evitar o descarte inadequado, causando danos ao meio ambiente. O serviço faz parte de uma parceria com a empresa VBC Engenharia Ltda., responsável pela execução das obras das 1040 unidades habitacionais do Programa Meu Doce Lar, por meio do programa “Minha Casa, Minha Vida”. O óleo coletado está sendo reutilizado como desmoldante das formas de alumínio para concretos nas unidades habitacionais que estão sendo construídas em Corumbá.

 

A recomendação sobre o que fazer com o óleo de cozinha usado nas nossas residências é aguardar o esfriamento e armazená-lo em garrafas pet ou vasilhames de vidro, se possível, transparente. Tampar bem e quando tiver acumulado alguns litros, entregar no ponto de coleta que está localizado na sede da própria Fundação do Meio Ambiente, na rua 13 de Junho, 1457, no centro da cidade, no horário das 8 às 11 horas, e das 13h30 as 17h30. Para mais informações ligar para o telefone 39075385.

Skip to content