Duas equipes de Saúde da Família atendem na UBS Lúcia de Carvalho

Com melhor estrutura, a Unidade Básica de Saúde da Família Dra. Lúcia Maria Pereira de Carvalho, localizada no Conjunto Kadwéus, região sul de Corumbá, é responsável pelo atendimento de cerca de 9 mil pessoas residentes também no Guanâ, Guatós e Loteamento Pantanal.

 

O serviço é desenvolvido por duas equipes de Saúde da Família integradas por dois médicos, duas enfermeiras, três técnicos de enfermagem, um dentista, uma auxiliar de saúde bucal, duas recepcionistas e 12 agentes comunitários de saúde.

 

A entrega das obras de reforma e readequação do prédio aconteceu na manhã desta quinta-feira, 21, e agora, a unidade leva o nome da médica Lúcia Maria Pereira de Carvalho, falecida em 2007. A nova denominação foi uma proposta do então vereador João Bosco da Silva e Souza, hoje chefe de gabinete do prefeito Paulo Duarte.

 

Conforme Bosco, a iniciativa aprovada pela Câmara, foi uma forma de homenagear uma médica que dedicou os últimos anos de sua vida atendendo a comunidade do Kadwéus e região. Ela integrava a equipe de Saúde da Família da unidade.

 

O ato desta manhã foi prestigiado por familiares da médica, entre eles a sua mão, Ana Maria de Carvalho Pereira, que agradeceu a homenagem prestada à filha. Lúcia era casada com o também médico Antônio Carlos de Carvalho que, devido a uma viagem, não teve como participar da solenidade.

 

Melhor atendimento

 

A secretária de Saúde Dinaci Ranzi comentou que a reforma realizada na Unidade de Saúde vai refletir em uma melhoria na qualidade de serviços na região. “Aqui temos duas equipes para atender uma grande região. O serviço executado no prédio foi importante e hoje temos um local adequado para se trabalhar e bem atender as pessoas”, avaliou.

 

A própria comunidade já elogia o novo espaço e o trabalho realizado pelas duas equipes de Saúde da Família. “Tenho uma filha, neto e genro que são atendidos aqui. Eles recebem visitas, consultas são marcadas e, com esta reforma, vai melhorar mais ainda o atendimento aqui”, disse a dona de casa Severina Bozo.

 

Margareth Maria da Silva, moradora na Cyríaco de Toledo, em frente à UBS, também elogiou a reforma feita. “Está muito bonito”, comentou. “O atendimento aqui é bom e sempre temos médicos”, ressaltou.

 

A entrega da obra foi bastante concorrida. Além do prefeito Paulo Duarte, da secretária Dinaci Ranzi e familiares da dra. Lúcia Maria Pereira de Carvalo, prestigiaram a solenidade os vereadores Tadeu Vieira, Carlos Alberto Machado, Cristina Lanza, além de secretários e assessores do Poder Executivo, lideranças comunitárias, representantes das Forças Militares, do Conselho de Saúde, entre outros.

Skip to content