Pantanal é eleito um dos melhores destinos de vida selvagem do mundo

O Pantanal foi eleito o quarto melhor destino para apreciação de vida selvagem no mundo. A votação, promovida por um dos principais portais de notícias dos Estados Unidos, o USA Today, teve a participação de internautas do mundo todo durante quatro semanas. A primeira colocação ficou com a Ilha de Galápagos, no Equador.

 

Além do Pantanal participaram da votação a Antártida; Borneo, Butterfly Sanctuaries of Central México; Bwindi Impenetrable Forest, Uganda; Manitoba; Costa Rica; Galapagos Islands; Great Bear Rainforest, British Columbia; Inside Passage, Alaska; National Park, Alaska; Namib Desert, Namibia; Okavango Delta, Botswana; Pacaya Samiria National Reserve, Peruvian Amazon; Pacific Lagoons of the Baja Peninsula; Ranthambore National Park, India; Serengeti/Maasai Mara, Tanzania & Kenya; Sichuan Province, China, e Yellowstone National Park, USA.

 

O Pantanal engloba os estados do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso – e se caracteriza por ser uma área de transição entre Cerrado e Amazônia rica em biodiversidade. A variedade de ambientes torna a região um dos principais destinos para o turismo contemplativo e a observação da vida selvagem, especialmente pela prática do ecoturismo e do turismo de aventura.

 

O site do USA Today exalta, entre as qualidades do Pantanal, o fato de a região ter a mais densa concentração de vida selvagem no mundo, incluindo 10 milhões de jacarés, cerca de 700 espécies de aves e animais como anta, capivara, lobo-guará e a onça pintada, alguns, ameaçados de extinção.

 

“É importante que visitantes do mundo todo possam conhecer a região e queiram voltar”, disse Nelson Cintra, diretor-presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul.

 

Uma das maiores cidades pantaneiras, Corumbá (MS) é classificada pelo Ministério do Turismo como um dos 65 destinos indutores do turismo brasileiro, e recebe, em média cerca de 214 mil turistas ao ano. Além da natureza exuberante, a cidade tem igrejas centenárias e antigos fortes de proteção da área de fronteira.

 

O prefeito Paulo Duarte acompanhou a votação e, esta semana, afirmou que já esperava o resultado. “O nosso Pantanal é único e suas belezas estão por todas as partes. É um dos  maiores destinos turísticos de todo o planeta e, nós, Corumbá, estamos inseridos nesta maravilha”, celebrou.

 

O turista que vai ao Pantanal pode contratar safáris para observação de animais nativos como jacarés, sucuris e capivaras. Há, também, a possibilidade de observar a habilidade dos pantaneiros na condução do gado, nas fazendas da região.

 

Confira os destinos eleitos, em ordem de preferência dos internautas:

 

1º – Ilhas Galápagos (Equador); 2º – Reserva Nacional Pacaya Samiria (Peru); 3º – Costa Rica; 4º – Pantanal (Brasil); 5º – Parque Nacional Katmai (Alasca, Estados Unidos); 6º – Delta do Okavango (Botswana); 7º – Churchill (Canadá); 8º – Parque Nacional de Yellowstone (EUA); 9º – Serengeti / Maasai Mara (Tanzânia e Quênia), e 10º – Parque Nacional de Ranthambore (Índia). (Por Gustavo Henrique Braga – Ministério do Turismo)

Skip to content