REME inicia ano letivo com mais uma escola em tempo integral

Para saudar os alunos da Rede Municipal de Ensino no início de mais um ano letivo, o prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, visitou a Escola Municipal Rural Monte Azul, no assentamento Taquaral, onde, agora, os 220 estudantes, passam a ter o ensino em tempo integral.

 

A unidade escolar foi preparada para receber essa nova forma de ensino ao passar por reformas e ampliação com recursos da Prefeitura Municipal de Corumbá. Foram reformadas duas unidades do prédio, construído há 25 anos, e construído um novo bloco, com 130 metros quadrados, quatro banheiros, além da cobertura dos corredores que ligam os espaços, bem como dispositivos que garantem a acessibilidade.

 

“Como não consigo ir em todas as escolas ao mesmo tempo, escolhi vir aqui justamente porque quando vim aqui logo que me elegi prefeito em 2013 não gostei do que vi: uma escola caindo aos pedaços e que há muitos anos vinha se acabando se nenhum tipo de cuidado, reforma”, disse o prefeito que lembrou dos recursos investidos no espaço.

 

“A Prefeitura investiu aqui cerca de R$ 700 mil e nos dias difíceis que vivemos não é fácil se investir um valor desse ainda mais porque se olhava somente as escolas da área urbana, então essa é uma demonstração para os alunos, os pais e os trabalhadores do respeito à Educação e, principalmente, à área rural”, afirmou ao solicitar a toda comunidade escolar o zelo com o espaço público.

 

“Isso é bom para auto-estima das pessoas que aqui vivem, vocês têm o mesmo direito das pessoas que trabalham e estudam na cidade. Não é somente reformar como reformamos, mas alguns lugares fizemos a construção. Agora, é a manutenção, o cuidado não apenas por parte da Prefeitura, mas por parte de vocês. Esta escola foi reformada para vocês e por isso a importância de mantê-la bonita como está”, disse ao frisar também a reforma realizada no posto de saúde do Taquaral que possibilitou a presença de médico na localidade.

 

O prefeito Paulo Duarte esteve acompanhado da secretária de Educação, Roseane Limoeiro durante o primeiro dia letivo de 2015 na escola rural Monte Azul. Ela ressaltou a importância da nova fase na qual se insere a escola a partir deste ano.

 

“É uma conquista para o plano de Governo do prefeito Paulo Duarte, que é a ampliação da Educação Integral no município e uma das metas do Plano Municipal de Educação. Com mais essa vitória, Corumbá se alinha ao Plano Nacional de Educação”, comentou Limoeiro que ainda falou sobre o conteúdo diferenciado aplicado na unidade com vistas ao homem do campo.

 

“Aqui, nessa escola rural, teremos um diferencial não apenas porque os alunos chegarão às 07 horas e sairão às 15 horas, nem porque eles farão três refeições aqui, muito menos porque a unidade integrará o projeto Bons Ventos (que climatiza as salas de aula da rede municipal de ensino), mas porque aqui serão implementadas políticas referentes ao campo. Então, o aluno terá no conteúdo assuntos voltados a sua regionalidade, o que incentivará tanto a permanência no campo quanto o preparo para caso ele (aluno) queria sair daqui e se fazer em outros lugares levando  a formação cidadã e o conhecimento de suas raízes”, explicou.

 

A unidade de ensino agora conta com 10 salas de aula, um laboratório de informática, uma biblioteca (montada com apoio da Embrapa Pantanal), uma secretaria, uma sala de coordenação, uma de direção, uma sala de professores e uma cozinha com refeitório.

 

Com a inclusão da Escola Municipal Rural Monte Azul, o município passa a ter seis escolas de educação integral: Escola Municipal de Educação Integral Luiz Feitosa Rodrigues, Escola Municipal de Educação Integral Rachid Bardauil, Escola Municipal de Educação Integral Tilma Fernandes Veiga e Escola Municipal Rural de Educação Integral Porto Esperança e Escola Municipal de Educação Integral Eutrópia Gomes Pedroso.

Skip to content