Corumbá capacita mais de 150 profissionais em Saúde Mental

Cento e cinquenta e cinco trabalhadores em saúde de Corumbá estão qualificados para atenderem pessoas usuárias de drogas (crack, álcool e outras drogas) após participarem do curso de Formação em Saúde Mental que envolveu instituições como a Fiocruz, do Rio de Janeiro, por meio do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (ICICT), além do Grupo Hospitalar Conceição, do Rio Grande do Sul, e a Rede de Escolas Técnicas do SUS, em parceria com o Ministério da Saúde. Em Corumbá, o curso teve apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde.

 

A formação capacitou integrantes das equipes da Estratégia de Saúde da Família, para atender usuários de drogas, lícitas e ilícitas, e integrou o Projeto Caminhos do Cuidado que acontece em todo o país.

 

“Esse certificado comprova não só a formação, mas, a partir de agora, os tornam profissionais sublimes, Sublimes por compreender, respeitar e cuidar do sujeito respeitando suas diferenças, suas particularidades, suas escolhas de vida e conseguir fazer isso de fato é sublime, pois os fazem despir-se de todo Oe qualquer preconceito existente, é olhar o ser humano de outra forma, em sua totalidade, sem julgá-lo, mas sim, procurando cuidá-lo”, disse Sílvia Freire, tutora do curso.

 

Participaram da formação agentes comunitários de saúde e auxiliares, bem como técnicos de enfermagem da Atenção Básica de todas as Unidades de Saúde de Corumbá.

O grupo foi dividido em cinco turmas e o curso contou com 40 horas de aula teórica e 20 horas de aula prática.

 

“Temos procurado de forma muito firme e responsável fazer uma gestão de Saúde que possa cada vez mais fortalecer o cuidado em cada canto desse território, em cada espaço, em cada local”, destacou a secretária de Saúde, Dinaci Ranzi, que destacou o papel dos agentes comunitários de saúde.

 

“Para poder ter o ato de cuidar, de humanizar, de integrar, de proteger de fato e de direito, precisamos que cada um de vocês assuma a responsabilidade com a profissão e vocês podem fazer toda essa diferença. Não tem como o profissional saber e conhecer cada canto, o médico, enfermeiro, psicólogo e assistente social, por isso o agente é importante porque ele conhece o seu canto, o seu território como ninguém e ele vai poder mapear esse espaço e trazer para dentro da unidade de Saúde o que ele vivencia na comunidade dele”, comentou.

 

Os certificados foram entregues aos participantes na tarde da última sexta-feira, 27 de fevereiro, no auditório da Prefeitura Municipal de Corumbá, onde também aconteceu uma confraternização. 

Skip to content