Expedição Cidadania será lançada hoje e atendimento começa na terça

A partir de terça-feira, 10 de março, a população ribeirinha residente na região entre Corumbá e Cáceres, no Mato Grosso, receberá atendido por meio da Expedição da Cidadania, programa realizado pelo Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Marinha do Brasil (6º Distrito Naval de Ladário), com apoio da Prefeitura de Corumbá.

 

A Expedição Cidadania 2015 será lançada na tarde desta segunda-feira, 09, em ato marcado para ás 16 horas, no 6º Distrito Naval. O embarque das equipes acontece amanhã, dia 10, e os serviços acontecerão até o dia 27 de abril, a bordo do Navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano, que navegará pelo Rio Paraguai atendendo ribeirinhos até a cidade de Cáceres.

 

O projeto visa promover serviços de expedição de documentos como certidão de nascimento (registro tardio), carteira de identidade, CPF, CTPS e concessão administrativa de benefícios previdenciários. A ação garante também o acesso ao Juizado Especial Federal e a serviços de saúde preventiva (preventivo ginecológico, higiene bucal).

 

Nesta primeira fase da expedição serão feitos os atendimentos iniciais para identificar as necessidades dos cidadãos, com a respectiva expedição dos documentos, elaboração dos requerimentos administrativos de benefícios previdenciários e as coletas de informações dos processos nos Juizados Especiais.

 

Na segunda etapa, no período de 13 a 30 de junho, serão entregues os documentos, realizadas as audiências de instrução e julgamento dos processos. Ao longo das duas etapas acontecerão serviços ligados ao atendimento médico, odontológico, oftalmológico, entre outros.

 

Além de equipe médica, integram a expedição um juiz, um servidor judiciário e um oficial de justiça, além de um promotor público e de um defensor público, que ouvirão os conflitos desta população que vive longe dos centros urbanos.

Skip to content