Guardas e agentes de trânsito participam de curso sobre APH Tático

Trinta guardas municipais e sete agentes de trânsito de Corumbá estão participando do curso de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) Tático oferecido pelo 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros. Além dos servidores da Prefeitura, agentes penitenciários e os próprios bombeiros integram a capacitação, iniciada na última segunda-feira, 16.

 

O curso é ministrado por militares formados pela Força Nacional de Segurança. “Eles estão aprendendo como agir em situações diferenciadas do cotidiano, circunstâncias que não costumam acontecer por aqui, mas que são comuns nos grandes centros, como sequestro, assalto a bancos e crimes com reféns”, explicou o tenente-coronel José Eduardo Cabral, comandante do 3º GB.

 

Até a próxima terça-feira, os alunos vão conhecer técnicas que permitirão atuar em situações de risco. “Essa equipe tática precisa chegar até pessoa ferida, por exemplo por um disparo de arma de fogo em uma troca de tiros, sem se tornar mais um alvo. Desta forma ele facilita o operador de chegar até o local e dar o atendimento devido à vitima”, complementou o comandante.

 

O curso tem carga horária de 40 horas/aula e, de acordo com o comandante da Guarda Municipal, tenente-coronel Ubiratan Oliveira Bueno, qualifica o trabalho desenvolvido pela instituição municipal. “Toda capacitação profissional é bem vinda. Este curso de APH Tático é uma ferramenta importante para toda a cidade, pois esta é a primeira turma formada aqui em Corumbá”, afirmou.

 

“Outras parcerias e outros cursos serão realizados ao longo do ano, até pela exigência de adequação à nova grade curricular da Secretaria Nacional de segurança Pública (Senasp)”, complementou o comandante da Guarda Municipal. 

Skip to content